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INICIAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO
 
INICIAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO     
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Descrição
As imagens de satélites permitem enxergar, e descobrir, o planeta Terra de uma posição privilegiada. Elas proporcionam uma visão sinóptica (de conjunto) e multitemporal (em diferentes datas) de extensas áreas da superfície terrestre. Por meio delas, os ambientes mais distantes ou de difícil acesso tornam-se mais acessíveis. Em outras palavras, as imagens obtidas por sensoriamento remoto possibilitam ampliar nossa visão espectral (para além da luz visível), espacial e temporal dos ambientes terrestres.

Esta terceira edição do livro tem o mesmo objetivo das anteriores: a difusão do uso do sensoriamento remoto. Apesar do grande potencial das imagens de satélites para o estudo e monitoramento do meio ambiente terrestre e da sua crescente disponibilidade gratuita na internet, elas ainda não são muito exploradas.

Este livro fornece informações básicas de sensoriamento remoto. Ele ilustra como são obtidas as imagens de satélites, descreve os tipos de sensores e satélites existentes e destaca o programa espacial brasileiro. Aborda a relação entre imagem e mapa, assim como o processamento e a interpretação de imagens obtidas por sensoriamento remoto. Mostra também como as imagens de satélites podem contribuir para o estudo dos fenômenos ambientais e dos ambientes, sejam eles naturais ou transformados pelo homem. Finalmente, destaca o uso do sensoriamento remoto como recurso didático.

Nesta nova edição, o conteúdo do livro foi revisado, ampliado e atualizado. Incluiu-se um capítulo sobre processamento de imagens.

Aproveito este espaço para agradecer aos colegas do Inpe e alunos do curso de pós-graduação em Sensoriamento Remoto desta instituição. Um agradecimento especial aos professores dos ensinos fundamental e médio do curso presencial ”O Uso do Sensoriamento Remoto no Estudo do Meio Ambiente“ e alunos dos cursos à distância de Sensoriamento Remoto, ambos oferecidos pelo Inpe. Agradeço também às seguintes instituições: Centre National dEtudes Spatiales (CNES), Canadian Space Agency (CSA), Radarsat International, Imagem Sensoriamento Remoto e Intersat, bem como ao importante apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que ofereceu suporte e cujas imagens CBERS e Landsat possibilitaram este livro.

1. FUNDAMENTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO – 9
1.1. Sensoriamento Remoto – 9
1.2. Fontes de Energia Usadas em Sensoriamento Remoto – 11
1.3. Interação da Energia com a Superfície Terrestre – 12
1.4. Sensores Remotos – 14
1.5. Resolução – 17
1.6. Fotografias Coloridas – 19
1.7. Imagens Coloridas – 22

2. PROGRAMAS ESPACIAIS – 27
2.1. Satélites Artificiais – 27
2.2. Programa Espacial Brasileiro – 32

3. DA IMAGEM AO MAPA – 41
3.1. Imagens em 3D e Estereoscopia – 43
3.2. Escala – 45
3.3. Distância dos Sensores à Superfície Terrestre – 46
3.4. Legenda – 50

4. INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS – 51
4.1. Interpretação de Imagens – 51
4.2. Elementos e Chaves de Interpretação de Imagens – 52
4.3. Seleção de Imagens de Satélite – 63

5. PROCESSAMENTO DE IMAGENS – 71
5.1. Pré-processamento – 71
5.2. Realce de imagens – 72
5.3. Segmentação e classificação – 75
5.4. Pós-Processamento – 78
5.5. Exatidão da Classificação – 78

6. O USO DE IMAGENS NO ESTUDO DE FENÔMENOS AMBIENTAIS – 81
6.1. Imagens de Satélites na Previsão do Tempo – 81
6.2. Detecção e Monitoramento de Focos de Incêndio e Áreas Queimadas – 83
6.3. Desmatamento – 85
6.4. Erosão e Escorregamento de Encostas – 85
6.5. Inundação – 88

7. O USO DE IMAGENS NO ESTUDO DE AMBIENTES NATURAIS – 91
7.1. Florestas Tropicais – 92
7.2. Mangues – 94
7.3. Ambientes Gelados – 96
7.4. Ambientes Áridos – 98
7.5. Recursos Minerais – 98
7.6. Feições de Relevo e de Ambientes Aquáticos – 100

8. O USO DE IMAGENS NO ESTUDO DE AMBIENTES TRANSFORMADOS – 107
8.1. Ambientes Aquáticos – 107
8.2. Ambientes Rurais – 110
8.3. Ambientes Urbanos – 114

9. SENSORIAMENTO REMOTO COMO RECURSO DIDÁTICO – 121
9.1. Uso Multidisciplinar – 121
9.2. Uso Interdisciplinar – 122
9.3. Disponibilidade de Materiais – 123
9.4. Cursos de Sensoriamento Remoto – 124
9.5. Conclusão – 124
9.6. Sugestões de Atividades – 125

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – 127
Bibliografia Complementar – 128

Autora: Teresa Gallotti Florenzano
Ano: 2011 (reimpressão 2013)
Número de Páginas: 128
Tamanho: 21 x 27,5 cm
Editora: Oficina de Textos
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-7975-016-8
Prazo de entrega
Prazo de entrega: Sedex de 03 a 05 dias úteis e PAC de 05 a 15 dias úteis
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