O aprendizado da gestão e planejamento de uma propriedade cafeeira envolve tanto adquirir conhecimentos essenciais sobre os processos de administração quanto aplicar-los na prática do contexto brasileiro. A intenção deste livro é combinar essas duas dimensões, para que os cafeicultores possam aplicar os conhecimentos de gestão na condução do seu negócio e obter melhores resultados, sejam eles econômicos, financeiros, sociais ou ecológicos.
Este livro foi elaborado prioritariamente para um público alvo em particular: os cafeicultores. Com uma linguagem simples e objetiva ele procura falar diretamente para o cafeicultor, no contexto dele e no mundo em que ele vive. Um livro que poderá ser útil, também, para o mundo acadêmico, seja para os alunos do curso de Administração, seja para os alunos dos cursos de Ciências Agrárias. E, um livro que poderá ser útil para os extensionistas e empresas prestadoras de serviços de assessorias e consultorias que atuam junto aos cafeicultores.
O livro está organizado em oito capítulos, além do prefácio, apresentação e introdução. A introdução mostra a importância da administração profissional na condução dos negócios no mundo de hoje e por que o cafeicultor moderno precisa lançar mão dos instrumentos de gestão para conduzir o seu negócio. O primeiro capítulo aborda o contexto em que as organizações sobrevivem, focando o ambiente, o contexto das organizações rurais e os fatores determinantes na tomada de decisões das empresas rurais.
O segundo capítulo trata da administração da propriedade rural, as áreas relacionadas aos recursos, o processo administrativo, os níveis e o processo de decisão, fala sobre habilidades e competências e a administração para a qualidade.
O terceiro capítulo mostra como fazer planejamento, enfatizando os planejamentos estratégico, gerencial e operacional e apresenta um exemplo de planejamento físico e financeiro em uma propriedade cafeeira, destacando alguns cuidados na elaboração do planejamento.
O capítulo quatro mostra a elaboração de um planejamento em uma propriedade cafeeira localizada no sul do estado de Minas Gerais.
O capítulo cinco descreve sobre a organização de uma propriedade cafeeira, relatando a estruturação de pessoal, física de máquinas e equipamentos, a definição e padronização de processos, a padronização de tarefas, melhorias dos processos e a estruturação do cronograma físico.
O capítulo seis dá ênfase na função direção, relatando a importância da liderança, da motivação, do comando e do treinamento na administração de uma propriedade cafeeira e o capítulo sete mostra como desenvolver sistemas de controle para uma propriedade cafeeira, enfatizando a coleta de dados, o controle dos serviços e da produção e, finalmente, as ações corretivas necessárias para garantir a consecução dos objetivos empresarias.
E, finalmente, no capítulo oito apresenta as bibliografias consultadas para a elaboração do livro.
INTRODUÇÃO – 13
1. O CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES – 17 1.1. Introdução – 17 1.2. O ambiente geral e operacional das organizações – 19 1.3. O contexto da propriedade rural – 24 1.4. Fatores determinantes na tomada de decisões – 29 1.4.1. Atividades a explorar – 29 1.4.2. Tamanho e volume do negócio – 34 1.4.3. Produtividade das atividades – 36 1.4.4. Desempenho das máquinas e equipamentos – 39 1.4.5. Desempenho da mão de obra – 41 1.4.6. Uso adequado dos recursos financeiros – 43 1.4.7. Produção sustentável – 43
2. ADMINISTRANDO A PROPRIEDADE RURAL – 47 2.1. Área de operações e produção – 49 2.2. Área de recursos humanos – 51 2.3. Área de finanças – 56 2.4. Área de comercialização e marketing – 58 2.5. Processo administrativo – 61 2.6. Níveis de decisão – 63 2.7. Processo de decisão – 65 2.8. Habilidades e competência – 68 2.9. Gestão para a qualidade – 70 2.9.1. Princípios da qualidade – 77 2.9.2. Gerenciamento dos processos – 83 2.9.3. Gerenciamento das rotinas – 84 2.9.4. Gerenciamento das melhorias – 85 2.10. Observações sobre qualidade – 86 2.11. Observações sobre produtividade – 87
3. PLANEJANDO A ATIVIDADE CAFEEIRA – 91 3.1. Planejamento estratégico – 96 3.1.1. Missão, objetivo e meta – 96 3.1.2. Estratégia – 99 3.2. Planejamento tático e gerencial – 103 3.2.1. Planejamento gerencial financeiro – 104 3.2.2. Planejamento gerencial de recursos humanos – 115 3.2.3. Planejamento gerencial de marketing – 116 3.3. Planejamento operacional – 116 3.3.1. Planejamento operacional financeiro – 117 3.3.2. Planejamento operacional de recursos humanos – 118 3.3.3. Planejamento operacional de comercialização e marketing – 118 3.3.4. Planejamento operacional de produção – 119
4. ELABORANDO UM PLANEJAMENTO – 121 4.1. Preparando para o planejamento – 121 4.2. Diagnosticando – 125 4.3. Definindo objetivos – 127 4.4. Simulando com lavouras existentes – 127 4.5. Simulando com lavouras potenciais – 128 4.6. Definindo o processo produtivo – 130 4.7. Elaborando resultados e custos – 132 4.8. Elaborando o cronograma físico financeiro – 135 4.9. Apresentando o planejamento – 136 4.10. Revisando o planejamento – 137 4.11. Evitando perdas e desperdícios – 137 4.12. Cuidados na elaboração do planejamento – 138
5. ORGANIZANDO A ATIVIDADE CAFEEIRA – 143 5.1. Estruturação de pessoal – 143 5.2. Estruturação dos campos e benfeitorias – 147 5.3. Estruturação das máquinas e equipamentos – 147
6. DIRIGINDO A ATIVIDADE CAFEEIRA – 149
7. CONTROLANDO A ATIVIDADE CAFEEIRA – 157
8. BIBLIOGRAFIA – 161
Autores: Ricardo de Souza Sette, José Geraldo de Andrade e José Eduardo Reis Leão Teixeira Ano: 2010 Número de Páginas: 163 Tamanho: 17 x 24 cm Editora: Ufla Acabamento: Brochura ISBN: 978-85-87692-82-5
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