Este é o primeiro livro póstumo de Ana Primavesi. Ele foi encontrado em meio a seus materiais, datilografado em papel manteiga, como ela tinha o hábito de fazer. Assim foi com a A Convenção do Ventos, que também foi garimpado, literalmente.
Cartilha da terra vem carregada de cores, vida e didatismo. A capa dá o tom do livro, reforçando o aspecto fundamental da agricultura: o solo vivo. O solo, paixão de Ana Primavesi, outrora rocha, forma-se a partir de um trabalho coletivo da natureza, incorporando elementos como o sol, o clima, as estações do ano e, mais tarde, a ação biológica. Podemos dizer também que esse coletivo atua em redes, cada elemento com seu papel, uma linha de montagem. O homem não atua na formação dos solos, mas beneficia-se completamente dele, e por isso conhecer sua dinâmica e suas necessidades é primordial.
Lançado em celebração ao seu centenário de vida, esta obra chega a nós como Cartilha-testamento de Ana, um material no qual devemos nos debruçar e fazê-lo chegar às escolas, para que uma geração se forme consciente da importância da preservação do solo vivo. A interconexão de fatores e a profundidade com que nos ensina faz desta Cartilha o que seu nome diz: um lugar de estudo. Ana Primavesi deve ser conteúdo obrigatório em todas as escolas, assim como estudamos Pitágoras e Sócrates, Marx e Lavoisier. Devemos ensinar as crianças a não só analisar a natureza, mas amá-la. E é aqui, com Ana Primavesi, que este caminho se apresenta. Vamos conhecer melhor o comportamento das minhocas, o papel dos nutrientes, das enzimas, do fogo, entender a compostagem e conhecer melhor as plantas indicadoras. Um assunto engatado ao outro, num jeito tão Primavesi de nos ensinar: tratando a natureza com o máximo respeito, e sobretudo, amor.
E para a terra tropical continuar produzindo exuberantemente mesmo sob cultivo, existem somente seis fatores fundamentais que devem ser observados e que cada um pode redescobrir observando um ecossistema nativo. O que atrapalhou a convivência com a natureza foi a palavra bíblica onde Deus disse ao homem: "Enchei a terra e dominai sobre ela!" Mas é de duvidar que este "dominai" significa quebrar todas as leis e destruir todos os equilíbrios e criar o caos. Dominar pode ser dentro das leis, manejando. E dominar pode ser fora das leis, destruindo. Como a destruição nos jogou numa luta sem fim e sem esperança de vitória, é mais do que lógico que tentaremos manejar a terra dentro das leis da natureza.
*Ana Primavesi
Nasceu na Áustria, cursou a faculdade de agronomia na Universidade de Viena, onde também fez seu doutorado em nutrição vegetal e produtividade do solo. Veio ao Brasil no pós-guerra.
Foi professora e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria, RS, fundou e chefiou os laboratórios de química e de biologia do solo. Publicou inúmeros livros e trabalhos inéditos sobre agroecologia. Em 2012, ela recebeu da International Federation of Organic Agricultural Moviment (Ifoam) o maior prêmio mundial de agroecologia. Foi a primeira pessoa a falar em Solo Vivo.
NOTA EDITORIAL – 9 PREFÁCIO – 11
A TERRA, ESTA DESCONHECIDA Nós e a terra – 17 Brasil e sua terra – 19 O que é terra – 20 Que são equilíbrios dinâmicos – 21 A pele da terra – 22 Os grumos da terra e sua importância – 24 Os micro-organismos (bactérias e fungos), microanimais e insetos – 25 Como se criam pragas – O que é matéria orgânica – 28 As minhocas – 31 A diversificação da vida da terra – 33
A TERRA E SEU TRATO Os problemas da terra e seu combate sintomático – 49 Os fatores que fazem a terra produzir – 50 A formação da camada porosa na superfície da terra – 51 Palha: o remédio milagroso para a terra – 53 Consorciação de culturas – 54 Composto – 56 A proteção da camada porosa – 63 Diversificação da vida da terra – 79 A proteção contra o vento – 91 Equilíbrio entre os nutrientes – 93 Princípio básico – 99 Origem do solo – 99 Formação do solo – 99 Os solos em São Paulo – 102 O húmus – 103 Micro-organismos – 104 Volume poroso – 105 A agricultura – 107 As plantas – 108 A erosão – 108 Associações sociológicas de plantas – 108 Interação planta-clima – 110 Falta floresta! – 111 Microclima – 112 A água no microclima – 113 Condutividade térmica do solo – 113 O granizo – 114 Conclusão - 115
Autora: Ana Primavesi Ano: 2020 Número de Páginas:115 Tamanho: 17 x 24 cm Editora: Expressão Popular Acabamento: Brochura ISBN: 978-65-991365-4-2
Prazo de entrega
Prazo de entrega: Sedex de 03 a 05 dias úteis e PAC de 05 a 15 dias úteis