Por iniciativa e muita dedicação do Professor Renato de Mello Prado da UNESP e do Professor Gustavo Caione da UNEMAT, nos últimos anos temos sido brindados por eventos, dos quais originaram excelentes publicações relacionadas à Nutrição de plantas e a Adubação de muitas culturas econômicas do Brasil, com temas descritos por qualificados e renomados pesquisadores dentro de suas especialidades.
O presente livro, intitulado “Nutrição e Adubação de Pastagens” toma-se relevante, quando se considera que o Brasil, com um rebanho bovino de mais de 210 milhões de animais, é o segundo maior produtor e o maior exportador de came do mundo e que mais de 90% dessa produção é realizada em pastagens, instaladas em uma grande diversidade de ambientes, solos e climas de nosso país.
Os solos ocupados por pastagens no Brasil, altamente intemperizados, em geral, são solos de baixa fertilidade, ácidos e com alta saturação por alumínio, mal manejados, com baixo investimento tecnológico e, dessa forma, apresentam problemas de produtividade e sustentabilidade, levando inevitavelmente à degradação.
Nas últimas décadas, a forte pressão da expansão agrícola sobre essas áreas, com adoção de tecnologias mais sustentáveis, tem contribuído de maneira significativa na recuperação de áreas degradadas ou em degradação sob pastagem. A adoção de sistemas com práticas conservacionistas, como o Sistema de Plantio Direto (SPD) e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPAs) nas suas diferentes modalidades, trouxeram novos horizontes para uma exploração mais sustentável. A construção da fertilidade do solo em pastagem visando elevadas produtividades e com sustentabilidade, não é representada apenas pela correção e adubação, mas principalmente pela melhoria das condições químicas, físicas e microbiológicas do solo, considerando-se questões econômicas, agronômicas e ambientais.
Nesse sentido, os 16 capítulos que compõem essa publicação, cujos temas abordam uma ampla gama de fatores relacionados com a nutrição e adubação das pastagens, inicialmente relatam conceitos básicos, um breve histórico e os avanços e desafios da nutrição das plantas forrageiras.
Como os teores dos nutrientes nos tecidos dos vegetais são função dos seus teores no meio de cultivo, a Diagnose Foliar é apresentada como tema de estudo na nutrição de forrageiras e uma importante ferramenta complementar na interpretação da análise química do solo e na recomendação de fertilizantes em pastagem.
O estabelecimento adequado e a manutenção das pastagens, visando altas produtividades e com sustentabilidade, com eficiência técnica e econômica, dependem em grande parte, do uso correto de práticas de diagnóstico, construção e monitoramento da fertilidade do solo. E nesse sentido, os temas seguintes abordam os aspectos relacionados com o diagnóstico da fertilidade do solo em pastagem; sistemas conservacionistas de exploração agropecuária; construção e monitoramento da fertilidade do solo em pastagem; práticas relacionadas com uso eficiente e econômico de fertilizantes e recomendação de materiais corretivos e fertilizantes em pastagem.
Embora o Si não seja um elemento essencial na nutrição vegetal, sua presença no solo e nos tecidos apresenta efeitos benéficos às plantas. Como as gramíneas são acumuladoras de Si e, também, as forrageiras predominantes nas pastagens, os dois capítulos finais foram reservados ao papel do silício na nutrição de forrageiras.
Finalizando, expresso meus cumprimentos aos autores pela excelência dos textos que compõem os capítulos; minha sincera gratidão aos editores pela oportunidade de elaborar o prefácio dessa publicação e desejar que novas obras desse nível sejam editadas em breve.
Capítulo 1 Introdução à nutrição e adubação de pastagens – 01
Capítulo 2 Desafios e avanços na nutrição de pastagens – 07
Capítulo 3 Diagnose nutricional de pastagens – 19
Capítulo 4 Impacto das mudanças climáticas na fisiologia, na produção e na qualidade das pastagens tropicais – 41
Capítulo 5 Uso de calcário e de gesso em pastagens – 57
Capítulo 6 Eficiência econômica da adubação de pastagens convencional e irrigada – 71
Capítulo 7 Inovações no manejo da fertilidade do solo em sistemas integrados de produção agropecuária – 89
Capítulo 8 Fertilidade do solo em pastagens: como construir e monitorar – 129
Capítulo 9 Boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes em pastagens – 147
Capítulo 10 Alternativas para adubação de pastagens manejadas de forma intensiva – 165
Capítulo 11 Recomendação de adubação nitrogenada para pastagens – 191
Capítulo 12 Recomendação de adubação fosfatada para pastagens – 209
Capítulo 13 Recomendação de adubação potássica para pastagens – 229
Capítulo 14 Recomendação de adubação com micronutrientes para pastagens – 239
Capítulo 15 O papel do silício na nutrição de forrageiras – 267
Capítulo 16 Silício no crescimento inicial de cana-de-açúcar cultivada sob déficit hídrico – 295
Editores: Gustavo Caione e Renato de Mello Prado Ano: 2021 Número de Páginas: 312 Tamanho: 15 x 21 cm Editora: Funep Acabamento: Brochura ISBN: 978-85-61848-18-7
Prazo de entrega
Prazo de entrega: Sedex de 03 a 05 dias úteis e PAC de 05 a 15 dias úteis