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ESTRATÉGIAS PARA A CARNE BOVINA NO BRASIL
 
ESTRATÉGIAS PARA A CARNE BOVINA NO BRASIL     
  
Por: R$ 140,00 
 
 

   
   
   

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Descrição
Este livro tem como principal objetivo apresentar uma radiografia completa da cadeia produtiva da carne bovina brasileira, possibilitando ao leitor maior compreensão sobre as variáveis que a compõem, sua movimentação financeira, principais tendências e desafios estratégicos.

A obra é resultado de um trabalho de oito meses que envolveu, direta ou indiretamente, cerca de vinte pesquisadores ligados ao Centro de Pesquisa em Marketing e Estratégia (MARKESTRAT), vinculado à Universidade de São Paulo. Também contou com consultores da SCOT Consultoria e com a colaboração de pesquisadores do CENA-USP. Foram realizadas inúmeras consultas e visitas a empresas e Universidades para levantar dados e informações, além de muitos debates com executivos e representantes do setor.

Obra recomendada para pecuaristas, agricultores, executivos, empresários, pesquisadores, estudantes e outros profissionais que lidam com o agronegócio, especialmente na área agropecuária. Leitura complementar para programas de MBA, treinamento e reciclagem profissionais, bem como para disciplinas de Agronegócios em cursos de graduação.

Lista de siglas e abreviações – ix
Nota sobre os Autores – xv
Prefácio – xxi
Agradecimentos e a importância da produção brasileira de alimentos – xxiii

1. Mapeamento e quantificação da cadeia da carne bovina em 2010 – 1
1.1. Método – 2
1.2. Antes da fazenda – 5
1.3. Nas fazendas – 14
1.4. Após as fazendas – 15
1.5. Agentes facilitadores – 28

2. O consumidor e as estratégias de captura de valor na cadeia da carne bovina – 43
2.1. Evolução do consumo no mundo – 43
2.2. Evolução do consumo no Brasil – 49
2.3. Benefícios do consumo – 54
2.4. Tipos de cortes – 57
2.5. Questões éticas e religiosas no consumo – 60
2.6. Atributos considerados no consumo – 61
2.7. Nichos de mercado e estratégias de diferenciação – 64
2.8. Brazilian Beef: um exemplo de ação coletiva – 65

3. A indústria frigorífica e o mercado internacional – 69
3.1. A concentração no varejo – 69
3.2. A internacionalização e consolidação da indústria brasileira – 73
3.3. A produção mundial de carne bovina – 80
3.4. Estimativas para o mercado internacional da carne bovina em 2012 – 83
3.5. Exportações brasileiras de carne bovina – 86
3.6. Barreiras tarifárias e não tarifárias – 96
3.6.1. União Europeia e Cota Hilton – 100
3.6.2. Barreiras da Rússia - o maior importador de carne bovina brasileira – 103
3.6.3. Barreiras dos Estados Unidos e Nafta - o maior importador mundial de carne bovina – 104
3.6.4. Barreiras da Ásia e Pacífico - o consumo que cresce no Oriente – 105

4. A produção pecuária no Brasil – 108
4.1. Origens da produção contemporânea de carne bovina – 108
4.2. Desenvolvimento do rebanho brasileiro – 108
4.3. Estabelecimento dos primeiros frigoríficos no Brasil – 110
4.4. Produção de carne bovina no Brasil – 112
4.5. Custo de produção – 116
4.6. Uso de tecnologia – 122
4.6.1. Melhoramento genético de bovinos – 123
4.6.2. Confinamento – 125
4.6.2.1. Consumo de grãos e farelos pelos confinamentos – 132
4.6.3. Produtividade da pecuária brasileira – 135
4.6.4. Evolução dos contratos no Mercado Futuro – 139
4.7. Bem-estar e saúde animal – 140
4.7.1. Bem-estar animal – 140
4.7.2. Panorama da Febre Aftosa no Brasil – 144
4.7.3. Panorama da Encefalopatia Espongiforme Bovina no Brasil – 149

5. Meio ambiente e sustentabilidade – 150
5.1. Uso da terra – 153
5.2. Emissões de gases do efeito estufa na pecuária brasileira – 154
5.2.1. Fontes de emissão – 155
5.2.2. Perfil da emissão de GEE proveniente da atividade pecuária no Brasil – 157
5.2.3. Mitigação da emissão de GEE – 163

6. Desafios e agenda estratégica da cadeia produtiva – 165
6.1. Tendências e desafios – 165
6.2. Agenda estratégica – 176

Anexo I - Detalhamento dos cálculos da quantificação – 185
Anexo II - O sistema brasileiro de classificação e tipificação de carcaça – 223

Referências – 225

Coordenador: Marcos Fava Neves
Ano: 2012
Número de Páginas: 272
Tamanho: 17 x 24 cm
Editora: Atlas
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-224-7338-0
Prazo de entrega
Prazo de entrega: Sedex de 03 a 05 dias úteis e PAC de 05 a 15 dias úteis
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