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EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: da teoria à prática
R$ 151,00


  LIVROS TÉCNICOS >>> Técnicas de Pesquisa - Estudos
 
COMO ELABORAR PROJETOS DE PESQUISA
 
COMO ELABORAR PROJETOS DE PESQUISA     
  
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Descrição
Este livro proporciona a estudantes e profissionais os elementos necessários para a elaboração de projetos de pesquisa nos mais diversos campos do conhecimento.

Em sua elaboração, o autor foi guiado por dupla preocupação. Primeiramente, apresentar os iniciantes, de maneira simples e acessível, os elementos necessários para a elaboração de projetos de pesquisa. Em segundo lugar, garantir ao profissional de pesquisa, bem como aos estudantes dos níveis mais avançados, inclusive dos cursos de pós-graduação, condições para a organização de conhecimentos dispersos, obtidos ao longo da vida acadêmica ou do contato direto com a prática de pesquisa.

O livro é de caráter eminentemente prático, já que esclarece acerca dos procedimentos a serem adotados para elaboração de projetos referentes aos mais diversos tipos de pesquisa, como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, ensaios clínicos, estudos de coorte, levantamentos de campo, estudo de caso, pesquisa etnográfica, pesquisa fenomenológica, grounded theory, pesquisa-ação e pesquisa participante.

A despeito de seu caráter prático, o livro está longe de ser um ”receituário“; procura, ao longo de seus capítulos, tratar das mais diversas implicações teóricas que envolvem o processo de criação científica.

Livro-texto para as disciplinas Métodos e Técnicas de Pesquisa e Metodologia de Pesquisa dos cursos de Educação, Psicologia, Ciências Sociais, Pedagogia, Comunicação Social, Serviço Social e Economia, bem como dos cursos de pós-graduação lato sensu. Leitura complementar para as disciplinas Pesquisa de Opinião e Mercadologia e Pesquisa de Opinião dos cursos de Administração e de Comunicação Social. Leitura de interesse para profissionais das áreas de Pesquisa Socioeconômica e Pesquisa de Mercado. Livro de referência para estudantes de pós-graduação envolvidos na preparação de teses e dissertações acadêmicas.

Prefácio – xv

1. COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA? – 1
1.1. Que é pesquisa? – 1
1.2. Por que se faz pesquisa? – 1
1.3. Que é necessário para fazer uma pesquisa? – 2
1.3.1. Qualidades pessoais do pesquisador – 2
1.3.2. Recursos humanos, materiais e financeiros – 2
1.4. Por que elaborar um projeto de pesquisa? – 3
1.5. Quais os elementos de um projeto de pesquisa? – 4
1.6. Como esquematizar uma pesquisa? – 5
Leituras recomendadas – 5
Exercícios e trabalhos práticos – 6

2. COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? – 7
2.1. O que é mesmo um problema? – 7
2.2. Por que formular um problema? – 8
2.3. Como formular um problema? – 10
2.3.1. Complexidade da questão – 10
2.3.2. O problema deve ser formulado como pergunta – 11
2.3.3. O problema deve ser claro e preciso – 11
2.3.4. O problema deve ser empírico – 12
2.3.5. O problema deve ser suscetível de solução – 12
2.3.6. O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável – 13
2.4. Como Definir objetivos – 13
Leituras recomendadas – 14
Exercícios e trabalhos práticos – 15

3. COMO CONSTRUIR HIPÓTESES? – 17
3.1. Que são hipóteses? – 17
3.2. Como as variáveis se relacionam nas hipóteses – 18
3.3. Como chegar a uma hipótese? – 20
3.3.1. Observação – 20
3.3.2. Resultados de outras pesquisas – 21
3.3.3. Teorias – 21
3.3.4. Intuição – 21
3.4. Características da hipótese aplicável – 21
3.4.1. Deve ser conceitualmente clara – 22
3.4.2. Deve ser específica – 22
3.4.3. Deve ter referências empíricas – 22
3.4.4. Deve ser parcimoniosa – 22
3.4.5. Deve estar relacionada com as técnicas disponíveis – 23
3.4.6. Deve estar relacionada com uma teoria – 23
3.5. As hipóteses são necessárias em todas as pesquisas? – 23
Leitura recomendada – 24
Exercícios e trabalhos práticos – 24

4. COMO CLASSIFICAR AS PESQUISAS? – 25
4.1. Que critérios podem ser adotados para classificar as pesquisas – 25
4.1.1. Como classificar as pesquisas segundo a área de conhecimento – 26
4.1.2. Como classificar as pesquisas segundo sua finalidade – 26
4.1.3. Como classificar as pesquisas segundo seus objetivos mais gerais – 27
4.1.4. Como classificar as pesquisas segundo os métodos empregados – 28
4.2. Que é pesquisa bibliográfica? – 29
4.3. Que é pesquisa documental? – 30
4.4. Que é pesquisa experimental? – 31
4.5. Que é ensaio clínico? – 33
4.6. Que é estudo de coorte? – 33
4.7. Que é estudo caso-controle? – 34
4.8. Que é levantamento? – 35
4.9. Que é estudo de caso? – 37
4.10. Que é pesquisa fenomenológica? – 39
4.11. Que é pesquisa etnográfica? – 40
4.12. Que é grounded theory? – 41
4.13. Que é pesquisa-ação? – 42
4.14. Que é pesquisa participante? – 43

5. COMO DELINEAR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA? – 45
5.1. Etapas da pesquisa bibliográfica – 45
5.2. Escolha do tema – 45
5.3. Levantamento bibliográfico preliminar – 46
5.4. Formulação do problema – 47
5.5. Elaboração do plano provisório da pesquisa – 48
5.6. Identificação das fontes – 49
5.6.1. Livros de leitura corrente – 49
5.6.2. Obras de referência – 50
5.6.3. Periódicos científicos – 50
5.6.4. Teses e dissertações – 50
5.6.5. Anais de encontros científicos – 51
5.6.6. Periódicos de indexação e resumo – 51
5.7. Localização das fontes – 52
5.7.1. Em biblioteca convencional – 52
5.7.2. Pesquisa em bases de dados – 54
5.7.3. Pesquisa em sistemas de busca – 57
5.8. Obtenção do material – 57
5.9. Leitura do material – 58
5.9.1. Leitura exploratória – 59
5.9.2. Leitura seletiva – 59
5.9.3. Leitura analítica – 59
5.9.4. Leitura interpretativa – 60
5.10. Tomada de apontamentos – 60
5.11. Fichamento – 61
5.12. Construção lógica do trabalho – 63
5.13. Redação do relatório – 63
Leituras recomendadas – 63
Site recomendado – 64
Exercícios e trabalhos práticos – 64

6. COMO DELINEAR UMA PESQUISA DOMUMENTAL – 65
6.1. Etapas da pesquisa documental – 65
6.2. Formulação do problema – 66
6.3. Elaboração do plano – 66
6.4. Identificação das fontes – 66
6.5. Localização das fontes e obtenção do material – 66
6.6. Análise e interpretação dos dados – 67
6.7. Redação do relatório – 69
Exercícios e trabalhos práticos – 69

7. COMO DELINEAR UMA PESQUISA EXPERIMENTAL? – 71
7.1. Etapas do planejamento da pesquisa experimental – 71
7.2. Formulação do problema – 71
7.3. Construção das hipóteses – 72
7.4. Operacionalização das variáveis – 72
7.5. Definição do plano experimental – 72
7.5.1. Plano de uma única variável – 72
7.5.2. Planos fatoriais – 73
7.6. Determinação dos sujeitos – 76
7.7. Determinação do ambiente – 77
7.8. Coleta de dados – 78
7.9. Análise e interpretação dos dados – 78
7.10. Redação do relatório – 79
Leituras recomendadas – 79
Exercícios e trabalhos práticos – 80

8. COMO DELINEAR UM ENSAIO CLÍNICO? – 81
8.1. Ensaio clínico randomizado cego – 81
8.1.1. Definição dos objetivos – 82
8.1.2. Seleção dos participantes – 82
8.1.3. Medição das variáveis basais – 83
8.1.4. Definição dos procedimentos do tratamento – 83
8.1.5. Randomização – 84
8.1.6. Cegamento – 85
8.1.7. Acompanhamento de aderência ao protocolo – 85
8.1.8. Medição do desfecho – 85
8.1.9. Interrupção do ensaio – 86
8.1.10. Análise dos resultados – 86
8.1.11. Redação do relatório – 87
8.2. Delineamento fatorial – 87
8.3. Delineamento randomizado com alocação de grupos – 87
8.4. Delineamento com grupo de controle não equivalente – 88
8.5. Delineamento de séries temporais – 88
8.6. Delineamento cruzado – 89
Leituras recomendadas – 89
Exercícios e trabalhos práticos – 89

9. COMO DELINEAR UM ESTUDO DE COORTE? – 91
9.1. Estudos de coorte prospectivos – 91
9.1.1. Definição dos objetivos – 92
9.1.2. Seleção dos participantes – 92
9.1.3. Acompanhamento dos participantes – 92
9.1.4. Análise e interpretação – 93
9.1.5. Redação do relatório – 93
9.2. Estudos de coorte retrospectivos – 93
Leituras recomendadas – 94
Exercícios e trabalhos práticos – 94

10. COMO DELINEAR UM ESTUDO CASO-CONTROLE? – 95
10.1. Definição dos objetivos – 95
10.2. Seleção dos participantes – 96
10.3. Verificação do nível de exposição de cada participante – 97
10.4. Análise e interpretação dos resultados – 97
10.5. Redação do relatório – 98
Leituras recomendadas – 98
Exercícios e trabalhos práticos – 98

11. COMO DELINEAR UM LEVANTAMENTO? – 99
11.1. Etapas do levantamento – 99
11.2. Especificação dos objetivos – 99
11.3. Operacionalização dos conceitos e variáveis – 101
11.4. Elaboração do instrumento de coleta de dados – 102
11.4.1. Instrumentos usuais – 102
11.4.2. Elaboração do questionário – 103
11.4.3. Condução da entrevista – 105
11.4.4. Aplicação do formulário – 107
11.5. Pré-teste dos instrumentos – 107
11.6. Seleção da amostra – 109
11.6.1. Necessidade da amostragem nos levantamentos – 109
11.6.2. Tipos de amostragem – 109
11.6.3. Determinação do tamanho da amostra – 111
11.7. Coleta e verificação dos dados – 112
11.8. Análise e interpretação dos dados – 113
11.9. Redação do relatório – 114
Leituras recomendadas – 114
Exercícios e trabalhos práticos – 115

12. COMO DELINEAR UM ESTUDO DE CASO? – 117
12.1. Etapas do estudo de caso – 117
12.1.1. Formulação do problema ou das questões de pesquisa – 117
12.1.2. Definição da unidade-caso – 118
12.1.3. Seleção dos casos – 119
12.1.4. Determinação das técnicas de coleta de dados – 119
12.1.5. Elaboração do protocolo – 120
12.2. Coleta de dados – 120
12.2.1. Entrevistas – 120
12.2.2. Observação – 121
12.2.3. Documentos – 121
12.3. Análise e Interpretação dos dados – 122
12.3.1. Codificação dos dados – 122
12.3.2. Estabelecimento de categorias analíticas – 122
12.3.3. Exibição dos dados – 123
12.3.4. Busca de significados – 123
12.3.5. Busca da credibilidade – 123
12.4. Redação do relatório – 124
Leituras recomendadas – 125
Exercícios e trabalhos práticos – 126

13. COMO DELINEAR UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA? – 127
13.1. Etapas da pesquisa etnográfica – 127
13.1.1. Formulação do problema – 128
13.1.2. Seleção da amostra – 128
13.1.3. Entrada em campo – 128
13.1.4. Coleta de dados – 129
13.1.4.1. Observação – 129
13.1.4.2. Entrevista – 129
13.2. Elaboração de notas de campo – 130
13.3. Análise dos dados – 130
13.3.1. Leitura do material – 131
13.3.2. Busca de ”categorias locais de significados“ – 131
13.3.3. Triangulação – 131
13.3.4. Identificação de padrões – 131
13.4. Redação do relatório – 132
Leitura recomendada – 132
Exercícios e trabalhos práticos – 133

14. COMO DELINEAR UMA PESQUISA FENOMENOLÓGICA? – 135
14.1. Etapas da pesquisa fenomenológica – 135
14.1.1. Formulação do problema – 136
14.1.2. Escolha da técnica de coleta de dados – 137
14.1.3. Seleção dos participantes – 138
14.1.4. Coleta de dados – 138
14.2. Análise dos dados – 139
14.2.1. Leitura da descrição de cada informante – 139
14.2.2. Extração das assertivas significativas – 139
14.2.3. Formulação dos significados – 139
14.2.4. Organização dos significados em conjuntos de temas – 139
14.2.5. Integração dos resultados numa descrição exaustiva – 140
14.2.6. Elaboração da estrutura essencial do fenômeno – 140
14.2.7. Validação da estrutura essencial – 140
Leitura recomendada – 140
Exercícios e trabalhos práticos – 140

15. COMO DELINEAR UMA PESQUISA PARA DESENVOLVER TEORIA FUNDAMENTADA (GROUNDED THEORY)? – 143
15.1. Formulação do problema – 143
15.2. Seleção da amostra – 144
15.3. Coleta de dados – 144
15.4. Análise dos dados – 145
15.4.1. Codificação aberta – 146
15.4.2. Codificação axial – 147
15.4.3. Codificação seletiva – 148
15.4.4. Construção da teoria – 148
15.5. Redação do relatório – 149
Leitura recomendada – 149
Exercícios e trabalhos práticos – 150

16. COMO DELINEAR UMA PESQUISA-AÇÃO? – 151
16.1. Etapas da pesquisa-ação – 151
16.2. Fase exploratória – 152
16.3. Formulação do problema – 152
16.4. Construção de hipóteses – 152
16.5. Realização do seminário – 152
16.6. Seleção da amostra – 153
16.7. Coleta de dados – 153
16.8. Análise e interpretação dos dados – 154
16.9. Elaboração do plano de ação – 154
16.10. Divulgação dos resultados – 155
Leitura recomendada – 155
Exercícios e trabalhos práticos – 155

17. COMO DELINEAR UMA PESQUISA PARTICIPANTE? – 157
17.1. Etapas da pesquisa participante – 157
17.2. Montagem institucional e metodológica da pesquisa participante – 158
17.3. Estudo preliminar da região e da população pesquisadas – 158
17.4. Análise crítica dos problemas – 159
17.5. Elaboração do plano de ação – 160
Leitura recomendada – 160
Exercícios e trabalhos práticos – 161

18. COMO CALCULAR O TEMPO E O CUSTO DO PROJETO? – 163
18.1. Dimensão administrativa da pesquisa – 163
18.2. Cronograma da pesquisa – 163
18.3. Orçamento da pesquisa – 165
Leitura recomendada – 167
Exercícios e trabalhos práticos – 167

19. COMO REDIGIR O PROJETO DE PESQUISA? – 169
19.1. Estrutura do texto – 169
19.1.1. Elementos pré-textuais – 169
19.1.2. Elementos textuais – 170
19.1.3. Elementos pós-textuais – 171
19.2. Estilo do texto – 172
19.2.1. Impessoalidade – 172
19.2.2. Objetividade – 172
19.2.3. Clareza – 172
19.2.4. Precisão – 172
19.2.5. Coerência – 173
19.2.6. Concisão – 173
19.2.7. Simplicidade – 173
19.3. Aspectos gráficos do texto – 173
19.3.1. Formato – 173
19.3.2. Espacejamento – 174
19.3.3. Organização das partes e titulação – 174
19.3.4. Paginação – 175
19.3.5. Notas de rodapé – 175
19.3.6. Citações – 175
19.3.7. Ilustrações – 176
19.3.8. Tabelas – 176
19.3.9. Referências – 177
Leituras recomendadas – 178

Bibliografia – 181

Autor: Antonio Carlos Gil
Ano: 2010
Número de Páginas: 184
Tamanho: 17 x 24 cm
Editora: Atlas
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-224-5823-3
Prazo de entrega
Prazo de entrega: Sedex de 03 a 05 dias úteis e PAC de 05 a 15 dias úteis
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