Este livro revela, desde o primeiro ao último capítulo, que a essência da fisiologia dos vegetais repousa num fato bastante simples, mas enganosamente banal: a sua própria imobilidade.
Fisiologia Vegetal mostra como as plantas aprimoraram, ao longo de milhões de anos, os mecanismos que proveram sua sobrevivência, sem saírem do lugar onde germinaram e deverão morrer. Uma perfeita sincronização de sua fisiologia com os fatores ambientais, variáveis ao longo do ano ou de um único dia, mostrou-se decisiva para isso. Tanto a dormência no inverno, a floração na primavera, a fotossíntese diária, quanto a presença desses organismos nas regiões desérticas, até nas mais gélidas da Terra, são belos exemplos da diversidade e eficiência dos mecanismos fisiológicos utilizados pelos vegetais.
Este livro está calcado em três processos dinâmicos: o crescimento, o metabolismo e a reprodução. Na abordagem de cada um deles, poderá ser verificado o quanto têm contribuído a Física, a Bioquímica e a Biologia Molecular para a compreensão dos processos fundamentais do desenvolvimento das plantas.
Concebido e escrito por pesquisadores brasileiros. Fisiologia Vegetal é uma obra dedicada a estudantes de Agronomia, Biologia, Biologia Molecular, Bioquímica, Engenharia Florestal e de áreas afins, e a todos aqueles leitores interessados em compreender o funcionamento das plantas.