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MARKETING AMBIENTAL: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios
 
MARKETING AMBIENTAL: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios     
  
Por: R$ 113,00 
 
 

   
   
   

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Descrição
Atualmente, os problemas ambientais globais (o efeito estufa, o aumento do buraco na camada de ozônio, a perda da biodiversidade, a ameaça de escassez de energia e da água) contribuem para que diferentes atores sociais percebam a extensão da crise ecológica na qual estamos inseridos. Seus sinais mais evidentes para o público são: o aquecimento global, as mudanças climáticas, a intensificação da extinção de espécies, o aumento da poluição do ar, do solo e das águas e a destruição das florestas.

Muito da intensificação da pressão sobre o meio ambiente tem suas raízes no aumento substancial do consumo nos últimos 200 anos, e a perspectiva a curto e médio prazo é o seu crescimento contínuo, devido a que muitos países em desenvolvimento (como China, Índia, Rússia etc.) adotaram o modelo seguido pelos países mais ricos.

A alternativa é uma profunda mudança em toda a sociedade: nos valores sociais, nos padrões de consumo, na adoção de tecnologias verdes, implantação da gestão ambiental em todo processo produtivo etc. Essa perspectiva envolve um papel mais ativo do marketing, de modo que contribua para as mudanças de comportamento e procure satisfazer às necessidades, em termos mais sustentáveis, levando em consideração os aspectos ecológicos.

Esse é um novo papel do marketing, que durante muito tempo foi considerado vilão da intensificação do consumo, seu resgate envolve assumir uma perspectiva socioambiental que o coloque como um instrumento complementar de mudança comportamental, ao lado da lei e da educação, sem desconsiderar seu valioso papel de facilitador das trocas, necessárias para o atendimento das necessidades dos indivíduos e organizações.

Este livro pode ser adotado como bibliografia básica nas disciplinas de marketing dos cursos de nível de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Ciências Ambientais, Ecoturismo, Propaganda e Marketing. É especialmente útil nas disciplinas de Marketing Ambiental (ou Marketing Ecológico, Ecomarketing, Marketing Verde ou Marketing Sustentável). Recomendado também para organizações tanto do setor privado quanto estatais ou do terceiro setor, que encontrarão respostas a muitas indagações sobre o real papel do marketing na sustentabilidade organizacional, contribuindo para orientar o debate interno de um maior envolvimento com a causa ambiental.

Prefácio – ix

1. As Questões Ambientais, a Sustentabilidade e o Marketing – 1
1.1. A crise ecológica – 2
1.2. A emergência da importância da temática ambiental – 6
1.3. A conscientização ambiental da sociedade – 12
1.4. O marketing e a questão ambiental – 18
1.5. O marketing e a sustentabilidade – 20

2. A Sociedade de Consumo e o Consumidor Ecológico – 23
2.1. A responsabilidade da sociedade de consumo – 23
2.2. O modo de consumir os produtos – 25
2.3. O consumidor verde e a preocupação ambiental – 26
2.4. O novo consumidor ecologicamente consciente – 32
2.5. O consumo sustentável – 37

3. A Evolução do Conceito de Marketing – 40
3.1. O início do marketing – 41
3.2. A institucionalização do marketing – 42
3.3. O caráter interdisciplinar do marketing – 43
3.4. Ampliação conceitual do marketing – 45
3.5. Consolidação do conteúdo social na disciplina – 49
3.6. Uma síntese do significado do marketing – 51

4. O Marketing Social – 53
4.1. Introdução ao conceito de marketing social – 53
4.2. Os quatro Ps do marketing social – 59
4.3. O desenvolvimento do marketing social – 62
4.4. O marketing social corporativo – 63
4.5. A estratégia do marketing social – 66
4.6. As principais diferenças entre o marketing social e o comercial – 70

5. O Conceito de Marketing Ambiental – 72
5.1. O marketing e a proteção ambiental – 73
5.2. A definição de marketing ecológico – 74
5.3. A evolução do conceito de marketing ecológico – 77
5.4. Características do marketing ecológico – 80
5.5. A utilização do marketing ecológico pelas empresas – 84
5.6. As ações do marketing ecológico – 89
5.7. Funções do marketing ambiental – 90
5.8. Políticas de marketing ecológico – 94

6. Os Valores, a Ética e o Marketing Ambiental – 102
6.1. A responsabilidade social do marketing – 102
6.2. O novo paradigma ecológico – 104
6.3. Os valores e a ética ambiental – 107
6.4. A moral e a ética – 108
6.5. O marketing e a ética ambiental – 114

7. O Produto Ecológico – 117
7.1. O conceito de produto ecológico – 118
7.2. Os mercados verdes – 122
7.3. O produto ecológico comercial e a causa ambiental – 123
7.4. O ciclo de vida de um produto – 124
7.5. Certificação e rotulagem ambiental (selo verde) – 127
7.6. Uma abordagem ecológica dos serviços – 131
7.7. A imagem do produto – 132
7.8. O ecodesign do produto – 134
7.9. Embalagens e vasilhames ambientalmente corretos – 134
7.10. As mudanças na tecnologia verde – 136

8. O Preço dos Produtos Ecológicos – 137
8.1. Preço e decisão de compra – 137
8.2. A determinação do preço ecológico – 138
8.3. A internalização dos custos ambientais – 140
8.4. O preço como fator inibidor da compra de produtos ecológicos – 144
8.5. Os balanços ambientais – 144

9. A Distribuição no Marketing Ecológico – 147
9.1. A distribuição como instrumento de marketing – 147
9.2. A logística ecológica – 150
9.3. O marketing da reciclagem – 152
9.4. O merchandising – 155

10. A Comunicação Ecológica – 157
10.1. A função da comunicação – 157
10.2. O processo de comunicação dos produtos ecológicos – 158
10.3. Os meios de comunicação – 161
10.4. A promoção “verde” – 162
10.5. Instrumentos de promoção de produtos ecológicos – 164

11. A Marca Ecológica – 172
11.1. O conceito de marca – 172
11.2. Os tipos de marcas ecológicas – 173
11.3. Vantagens e responsabilidades da adoção de marcas – 174
11.4. Gestão de marcas – 175
11.5. O posicionamento de marcas ecológicas – 176
11.6. Imagem de marca – 178

12. O Marketing Verde e o Turismo – 181
12.1. O turismo com base na natureza – 181
12.2. O ecoturismo – 183
12.3. O marketing-mix ambiental no turismo – 183
12.4. O componente ambiental no produto turístico – 184
12.5. O produto turístico ecológico – 186
12.6. Tendências do marketing turístico ambiental – 191

Referências – 193

Autor: Reinaldo Dias
Ano: 2007 (reimpressão 2012)
Número de Páginas: 216
Tamanho: 17 x 24 cm
Editora: Atlas
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-224-4676-6
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Prazo de entrega: Sedex de 03 a 05 dias úteis e PAC de 05 a 15 dias úteis
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