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GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES: o talento humano na sociedade da informação
 
GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES: o talento humano na sociedade da informação     
  
Por: R$ 83,00 
 
 

   
   
   

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Descrição
A Economia Global e a Sociedade do Conhecimento, na qual vivemos, pressupõem competição e competitividade, com alto grau de interdependência entre os diversos países. As nações mais bem-sucedidas valorizam o investimento em educação, em nível de país, e o investimento na atração, na retenção e no desenvolvimento de talentos, nas organizações.

O Capital Humano e o Intelectual de uma empresa resultam num diferencial competitivo; fazem a diferença na gestão e nas operações de um negócio, contribuindo de forma relevante para questões como governança corporativa, liderança, qualidade, produtividade, lucro, rentabilidade, inovação em gestão e inovação tecnológica.

Este livro mostra que a meritocracia é vital para a excelência organizacional e que ela demanda metodologias de avaliação de potencial, de desempenho e de coaching, associadas a outras práticas da Gestão de Pessoas. Sempre são os talentos humanos, individuais, ou reunidos em equipes, os geradores da riqueza das organizações e dos países.

É no manejo do talento humano que a Gestão de Pessoas irá ajudar, cada vez mais, as organizações a se tornarem excelentes e bem-sucedidas. É importante recordar que a Gestão de Pessoas faz a ligação entre o capital e o trabalho, numa democracia capitalista.

Obra recomendada para profissionais e executivos de várias áreas (Marketing, Vendas, Finanças, Produção, Logística e RH), interessados na Gestão de RH e na atração, retenção e desenvolvimento de profissionais e talentos. Sua proposta é chamar a atenção de especialistas do campo da Gestão de Pessoas e também visa atingir alunos de Graduação, Pós-Graduação e Mestrado da área de Gestão de Pessoas e de outras especialidades da Administração e das Ciências Sociais e Humanas, como psicólogos, pedagogos, sociólogos e antropólogos.

Introdução – 1

1. Orientação vocacional e ocupacional; os vários tipos possíveis de inteligência – 7
1.1. Orientação profissional e o mundo do trabalho – 7
1.2. A teoria das inteligências múltiplas de Thomas Armstrong – 10
1.3. A inteligência verbal – 10
1.4. A inteligência lógico-matemática – 11
1.5. A inteligência espacial – 11
1.6. A inteligência musical – 11
1.7. A inteligência corporal-cinestésica – 11
1.8. A inteligência interpessoal – 12
1.9. A inteligência subjetiva – 12
1.10. As pessoas podem ter mais de um tipo de inteligência – 12
1.11. Bases práticas e científicas para o desenvolvimento das múltiplas inteligências – 12
1.12. Combinação das diversas inteligências com objetivos de carreira – 13
Temas para reflexão – 18

2. O capital humano e intelectual das organizações; as mensurações da gestão do conhecimento e do capital intelectual – 19
2.1. A importância do conhecimento e o valor de uma organização – 19
2.2. Os valores tangíveis e os intangíveis – 21
2.3. O goodwill e o capital intelectual – 22
2.4. Mensurações da gestão do conhecimento e do capital intelectual – 25
Temas para reflexão – 27

3. O assessment center na gestão de pessoas – 29
3.1. Assessment center na administração de RH – 29
3.2. Requisitos básicos de um Assessment center – 31
3.3. Dimensões a serem avaliadas – 32
3.4. A análise do comportamento observado num Assessment – 33
3.5. A realização do feedback de um Assessment; o conceito de feedforward – 34
3.6. Características de um Assessment bem praticado – 35
3.7. Definição das competências avaliadas pelo Assessment – 35
3.8. O início do processo de Assessment – 36
3.9. Exemplo de metodologias e cronograma do Assessment – 37
3.10. Etapa final do Assessment – 37
3.11. Assessment individual e grupal – 37
3.12. Outra metodologia possível de potencial e desempenho: 360º – 38
Temas para reflexão – 38

4. A avaliação de desempenho e a necessária criação da meritocracia dentro de uma organização – 41
4.1. A avaliação do desempenho é fundamental para o aumento da produtividade e da qualidade do trabalho do colaborador – 41
4.2. Desenvolvimento e validação da avaliação de desempenho – 45
4.3. Tipos de avaliação de desempenho – 51
4.4. Outros tipos, não tradicionais, de avaliação de desempenho – 53
4.5. Como aumentar a competência do avaliador na avaliação de desempenho - 55
4.6. Estabelecimento de objetivos da avaliação de performance, visando melhorar a liderança e aumentar a motivação – 58
4.7. Avaliação de performance 360º – 60
4.8. O Balanced Scorecard (Bsc) – 62
Temas para reflexão – 64

5. O coaching no desenvolvimento das lideranças e no desenvolvimento organizacional – 67
5.1. Relação entre coaching e estratégia e entre coaching e obtenção de resultados – 67
5.2. Coaching para os coaches – 72
5.3. Líderes que são coaches – 73
5.4. O papel dos líderes que são coaches nas equipes de trabalho por eles lideradas – 75
5.5. O estabelecimento de parceria através do mentoring – 78
5.6. Liderança, poder e política organizacional – 80
5.7. Estabelecimento dos objetivos e papéis do processo de coaching – 83
5.8. Coaching de um ceo em transição – 85
5.9. Estratégias para líderes recém-nomeados – 88
5.10. Aperfeiçoamento continuado através do coaching, ao invés do treinamento em sala de aula – 91
5.11. Desenvolvimento de carreira através de um coaching breve e pontual – 94
5.12. Coaching e liderança situacional – 96
5.13. Coaching e a tomada de decisão – 99
Temas para reflexão – 102

6. A learning organization na aprendizagem organizacional – 109
6.1. O que é uma learning organization e qual é a sua necessidade para uma organização – 109
6.2. Princípios de aprendizagem existentes em uma learning organization – 113
6.3. Etapas a serem seguidas para se criar uma learning organization – 117
Temas para reflexão – 121

7. High potentials, talentos humanos e pessoas geniais – 125
7.1. Características psicológicas e comportamentais de um gênio ou talento (high potential) – 125
7.2. Reações dos grupos sociais ao perfil dos superdotados, na vida diária. Conclusões das teorias psicanalíticas sobre os gênios – 126
7.3. Relato de várias pesquisas realizadas com gênios e superdotados – 127
7.4. Autoavaliação de pessoas geniais e fatores comportamentais de destaque dos superdotados. Relatos biográficos dos gênios – 130
7.5. Problemas enfrentados pelos superdotados no convívio social. Evolução dos superdotados nas diversas idades, na saúde física e psicológica, no caráter e nos valores pessoais – 132
Temas para reflexão – 134

8. O funcionamento do cérebro. A organização bioquímica do corpo humano. O prazer e a homeostase como recompensa de necessidades, atitudes e ações humanas. O cérebro e os neurotransmissores. O impacto das drogas no cérebro. O cérebro e o pensamento produtivo – 137
8.1. O funcionamento do cérebro – 138
8.2. A organização bioquímica do corpo humano. O prazer e a homeostase como recompensa de necessidades, atitudes e ações humanas. O cérebro e os neurotransmissores. O impacto das drogas no cérebro – 142
8.3. A classificação das drogas – 144
8.4. O cérebro e o pensamento produtivo – 150
Temas para reflexão – 153

9. Exemplo da vida, obra e contribuições de dois gênios: Shakespeare e Einstein; a razão do sucesso de algumas pessoas; as histórias de pessoas fora de série e com sucesso como os Beatles e Bill Gates – 157
9.1. Shakespeare: sua obra nos fala a respeito da inteligência emocional e sua leitura e reflexão nos permitem desenvolvê-la, bem como nossas aptidões e talentos nessa área – 157
9.2. Albert Einstein e sua capacidade de imaginar e realizar combinação e associação de ideias – 160
9.3. A razão do sucesso de algumas pessoas. O que são as pessoas fora de série – 163
9.4. Outra história de sucesso ou a história de Bill Gates – 166
Temas para reflexão – 168

10. Francis Bacon e a ciência experimental: os cientistas e o impacto da ciência na humanidade – 171
10.1. Francis Bacon: o filósofo da era industrial. Sua obra e reflexões deram origem à ciência experimental e à sociedade industrial – 171
10.2. Grandes talentos científicos da história da humanidade – 174
Temas para reflexão – 178

11. A retenção de talentos na empresa. Práticas que motivam os colaboradores a continuar na organização. Pesquisa sobre retenção de talentos – 181
11.1. Como reter talentos. Sugestões e pontos de atenção que devemos seguir para reter os talentos com os quais trabalhamos nas empresas – 181
11.2. Pesquisas sobre retenção de talentos. As razões que os executivos têm para sair ou permanecer na empresa – 185
Temas para reflexão – 187

12. A universidade corporativa no Brasil e no mundo – 189
12.1. A universidade corporativa no Brasil – 189
12.2. Como funciona o modelo da universidade corporativa nos Estados Unidos – 192
Temas para reflexão – 195

13. Dois cases sobre gestão de talentos nos Estados Unidos: nas empresas McDonald’s e Whirlpool – 197
13.1. O case McDonald’s, descrito por James Intagliata e Neal Kulick, no livro Gestão de talentos (organizado por Marshall Goldsmith e Louis Carter) – 197
13.2. O case da Whirlpool Corporation: descrito por Kristen Weirick, diretora de aquisição de talentos da Whirlpool Corporation – 204
Temas para reflexão – 208

Referências bibliográficas - 211

Autor: Ugo Franco Barbieri
Ano: 2014
Número de Páginas: 232
Tamanho: 17 x 24 cm
Editora: Atlas
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-2248-535-2
Prazo de entrega
Prazo de entrega: Sedex de 03 a 05 dias úteis e PAC de 05 a 15 dias úteis
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