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COMO PRODUZIR MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES, TESES, LIVROS E OUTROS TRABALHOS
 
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Descrição
A presente obra visa dotar o universitário - de graduação ou de pós-graduação - e o profissional ou o pesquisador de qualquer área do conhecimento de tudo que precisam saber para produzir trabalhos técnicos ou científicos. O livro descreve passo a passo todas as etapas necessárias à produção, à estruturação e à apresentação de monografias de graduação, de dissertações de mestrado, de teses de doutorado, de livros e de outros trabalhos.

Das etapas preliminares constam a escolha do assunto, a reflexão sobre ele, sua análise, o levantamento de um problema, a formulação de perguntas e de hipóteses, a escolha de um método de pesquisa e o estabelecimento de um cronograma.

As etapas subsequentes tratam sucessivamente da pesquisa, da documentação, da leitura, do fichamento das obras e do planejamento da redação. E, finalmente, na etapa da redação, analisam-se todas as fases nela envolvidas, e, em seguida, todos os aspectos formais - linguísticos e estilísticos - a ela relacionados. Por último, explica-se como estruturar e apresentar tais trabalhos.

Obra destinada a estudantes de graduação e de pós-graduação e a pesquisadores e a profissionais de qualquer área do conhecimento humano que necessitam redigir escritos científicos.

Prefácio – xv
INTRODUÇÃO – 1

1. TIPOS DE ESCRITO CIENTÍFICO – 5
1.1. MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO – 5
1.2. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO – 6
1.3. TESE DE DOUTORADO – 7
1.3.1. Projeto de pesquisa – 8
1.4. LIVRO – 8
1.5. ENSAIO – 8
1.6. ARTIGO OU PAPER – 9

2. MONOGRAFIA, DISSERTAÇÃO, TESE, LIVRO, ENSAIO E ARTIGO – 11
2.1. DIFERENÇAS – 11
2.1.1. Número de páginas – 11
2.1.2. Tempo disponível – 12
2.1.3. Grau de amadurecimento – 13
2.2. SEMELHANÇAS – 13
2.2.1. Cientificidade – 14
2.2.2. Originalidade – 15
2.2.3. Outras semelhanças – 15

3. ETAPAS PRELIMINARES DO ESCRITO CIENTÍFICO – 17
3.1. ESCOLHA DO ASSUNTO – 17
3.2. REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO – 18
3.3. ANÁLISE DO ASSUNTO – 18
3.4. DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO – 19
3.5. LEVANTAMENTO DE UM PROBLEMA – 19
3.6. FORMULAÇÃO DE PERGUNTAS – 20
3.7. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES – 21
3.8. ESCOLHA DE UM TIPO DE PESQUISA – 22
3.8.1. Pesquisa bibliográfica – 22
3.8.2. Pesquisa de campo – 22
3.8.3. Pesquisa laboratorial – 23
3.8.4. Pesquisa descritiva e/ou analítica – 23
3.8.5. Pesquisa experimental ou empírica – 24
3.8.6. Pesquisa-ação – 24
3.8.7. Observação participante – 24
3.9. ELABORAÇÃO DE UMA JUSTIFICATIVA – 25
3.10. ESCOLHA DE UM MÉTODO DE ABORDAGEM – 25
3.11. ESTABELECIMENTO DE CRONOGRAMA – 26

4. ETAPAS SUBSEQUENTES – 29
4.1. PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO – 29
4.1.1. Levantamento bibliográfico – 30
4.1.1.1. Pesquisa na Internet – 30
4.1.1.2. Pesquisa na biblioteca – 31
4.1.2. Classificação e seleção da bibliografia – 33
4.2. LEITURA E FICHAMENTO – 33
4.2.1. A técnica da sublinha – 34
4.2.2. A técnica do fichamento – 34
4.2.2.1. Tamanho das fichas – 35
4.2.2.2. Tipos de fichas – 36
4.2.2.3. Classificação e numeração das fichas – 41
4.2.2.4. Organização em fichário – 41
4.3. POSICIONAMENTO CRÍTICO COM ARGUMENTAÇÃO – 42
4.4. O PLANEJAMENTO DO ESCRITO CIENTÍFICO – 44
4.4.1. Fixação dos objetivos – 44
4.4.2. Nova delimitação do assunto – 45
4.4.3. Redação do título – 45
4.4.4. Levantamento de ideias – 46
4.4.5. Delimitação e seleção das ideias – 46
4.4.6. Classificação, ordenação e hierarquização das ideias – 46
4.4.7. Distribuição das ideias – 47
4.5. O ROTEIRO E SEUS ESTÁGIOS – 47

5. ALGUNS REQUISITOS IMPRESCINDÍVEIS À PRODUÇÃO TEXTUAL – 53
5.1. EXTENSÃO DOS PERÍODOS – 53
5.2. EXTENSÃO DOS PARÁGRAFOS – 54
5.3. A LINGUA(GEM) DO ESCRITO CIENTÍFICO – 55
5.3.1. Emprego de palavras lexicalizadas – 55
5.3.2. Riqueza vocabular – 56
5.3.3. Definição de termos técnicos e/ou científicos – 56
5.3.4. Uso de palavras denotativas – 57
5.3.5. Modalidade da língua escrita – 58
5.3.6. Registro da norma culta – 58
5.3.7. Formalidade – 59
5.4. PROPRIEDADES DA TEXTUALIDADE – 59
5.4.1. Coerência – 59
5.4.2. Coesão – 60
5.5. QUALIDADES DE ESTILO – 60
5.5.1. Objetividade – 60
5.5.2. Impessoalidade – 60
5.6. PARALELISMO – 61
5.6.1. Paralelismo morfossintático – 61
5.6.2. Paralelismo semântico – 62

6. OUTROS REQUISITOS – 65
6.1. TAMANHO DO PAPEL – 65
6.2. FONTE: TIPO E TAMANHO – 65
6.3. ESPAÇAMENTO INTERLINEAR – 66
6.4. ESPAÇO RESERVADO ÀS MARGENS – 66
6.5. NUMERAÇÃO, GRAFIA E POSIÇÃO DAS SEÇÕES – 67
6.6. ENTRADA DE PARÁGRAFO – 67
6.7. PÁGINA COM TÍTULO – 67
6.8. PÁGINA SEM TÍTULO – 68
6.9. NUMERAÇÃO DAS PÁGINAS E INSERÇÃO DO NÚMERO – 68
6.10. NOTAS DE RODAPÉ – 68
6.11. TRANSCRIÇÃO DE IDEIAS ALHEIAS – 69
6.11.1. Citação direta – 69
6.11.2. Citação de citação – 71
6.11.3. Paráfrase – 71
6.12. REFERÊNCIAS NAS SEÇÕES TEXTUAIS – 73
6.12.1. Autor não mencionado – 73
6.12.2. Autor mencionado – 74
6.13. AS ASPAS E A PONTUAÇÃO – 74
6.13.1. As aspas incluem todo o período ou o excerto – 75
6.13.2. As aspas incluem somente parte do período ou do excerto – 75
6.14. NOTAS DE RODAPÉ E A PONTUAÇÃO – 75

7. ETAPA DA REDAÇÃO: ELABORAÇÃO DO ESCRITO CIENTÍFICO – 77
7.1. REDAÇÃO INICIAL – 78
7.1.1. Redação da introdução – 78
7.1.2. Redação do desenvolvimento – 78
7.1.3. Redação da conclusão – 78
7.2. PRIMEIRA REVISÃO – 79
7.3. REESCRITA – 79
7.4. MODIFICAÇÕES E INVERSÕES – 81
7.5. ENXUGAMENTO DO TEXTO – 81
7.6. “DESCANSO” DO TEXTO – 81
7.7. REDAÇÃO DEFINITIVA – 82
7.8. ÚLTIMA REVISÃO – 82

8. ESTRUTURAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO ESCRITO CIENTÍFICO – 85
8.1. CAPA – 85
8.2. SEÇÕES PRÉ-TEXTUAIS – 87
8.2.1. Folha em branco – 87
8.2.2. Folha de rosto – 88
8.2.3. Ficha catalográfica – 88
8.2.4. Termo de aprovação – 90
8.2.5. Dedicatória – 92
8.2.6. Agradecimentos – 92
8.2.7. Resumo – 93
8.2.8. Quadros de abreviaturas, siglas, sinais convencionais e/ou símbolos – 93
8.2.9. Lista de ilustrações – 94
8.2.10. Sumário – 95
8.2.11. Epígrafe – 100
8.2.12. Prefácio (ou apresentação) – 101
8.3. SEÇÕES TEXTUAIS – 102
8.3.1. Introdução – 102
8.3.2. Desenvolvimento – 102
8.3.3. Conclusão – 103
8.4. SEÇÕES PÓS-TEXTUAIS – 103
8.4.1. Apêndices ou anexos – 103
8.4.2. Glossário ou vocabulário crítico – 103
8.4.3. Índice remissivo – 104
8.4.4. Índice onomástico – 105
8.4.5. Índice analítico – 106
8.4.6. Referências – 107

9. FORMATAÇÃO DO ESCRITO CIENTÍFICO – 113

10. RECOMENDAÇÕES FINAIS – 115
10.1. GENERALIZAÇÕES APRESSADAS E/OU AFIRMAÇÕES CATEGÓRICAS – 115
10.2. CONCORDÂNCIA COM IDEIAS ALHEIAS OU DISCORDÂNCIA DELAS – 116
10.3. HABILIDADE E TATO NA DEPRECIAÇÃO DAS IDEIAS ALHEIAS – 117
10.4. NEUTRALIDADE CIENTÍFICA – 118
10.5. HONESTIDADE INTELECTUAL – 118
10.6. HUMILDADE CIENTÍFICA – 119

CONCLUSÃO – 121
REFERÊNCIAS – 125

Autora: Lucie Didio
Ano: 2014
Número de Páginas: 152
Tamanho: 17 x 24 cm
Editora: Atlas
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-2248-560-4
Prazo de entrega
Prazo de entrega: Sedex de 03 a 05 dias úteis e PAC de 05 a 15 dias úteis
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