EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Vol. 1 - construção da proposta pedagógica
Por: R$ 18,00
Clique na imagem para ampliá-la
Descrição
Nesta obra, a Embrapa descreve a viabilidade da educação ambiental corporativa e escolar, numa interação harmoniosa entre agentes de desenvolvimento do presente e do futuro, com sua própria experiência.
A educação ambiental é um trabalho árduo, porém, um dos mais compensadores diante dos desafios que o mundo enfrenta hoje. Esta coletânea oferece apoio, tornando mais simples, rápido e agradável o processo que se inicia pela sensibilização das lideranças e passa pela conscientização da comunidade. Com a reconstrução do conhecimento, pode-se evoluir para a adequação e assim, de forma eficaz, eficiente e efetiva, atingir a mudança completa de paradigma nas relações da vida.
Muitos contribuíram de maneira participativa para a elaboração desta obra, idealizada e construída por 236 autores e mais de 300 colaboradores. Essa equipe reuniu conhecimento básico para esclarecer e subsidiar o diálogo e a integração, que se fazem necessários para o enfrentamento responsável e cooperativo das questões socioambientais entre dirigentes, pesquisadores, produtores, empresários e consumidores, além de professores, alunos e seus familiares.
Acreditamos que a terceira edição da série Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável - agora totalmente revisada, ampliada, e com a legislação atualizada - será uma ferramenta poderosa para auxiliar na construção de um país melhor, de um mundo melhor, tanto no campo quanto na cidade.
Parte 1 - Relação sociedade-natureza – 35 Capítulo 1. Agenda 21 e Carta da Terra – 37 Capítulo 2. Desenvolvimento sustentável – 49 Capítulo 3. Educação ambiental – 57 Capítulo 4. Educação ambiental, ética e cidadania planetária – 71 Capítulo 5. Meio ambiente: modelo conceitual proposto pela Macroeducação – 75 Capítulo 6. Meio ambiente e religiosidade – 85 Capítulo 7. Expansão do capitalismo no espaço geográfico – 93
Parte 2 - Orientação pedagógica – 99 Capítulo 1. Temas transversais – 101 Capítulo 2. Interdisciplinaridade – 107 Capítulo 3. A educação ambiental e as diversas correntes pedagógicas – 111 Capítulo 4. Educação ambiental e os quatro pilares propostos pela Unesco – 119 Capítulo 5. A educação ambiental na escola como prática social e política – 125 Capítulo 6. As inteligências múltiplas e seu desenvolvimento – 131 Capítulo 7. Trabalhando a inteligência ecológica ou naturalista – 137 Capítulo 8. Desenvolvimento de competências para toda a vida – 141 Capítulo 9. Gestão escolar e meio ambiente – 145 Capítulo 10. Percepção da sensibilização do aluno e do professor – 151 Capítulo 10. Avaliação da sensibilização na relação professor-aluno – 155 Capítulo 12. Avaliação de projetos – 159 Capítulo 13. Gestão de projetos – 165
Parte 3 - Comunicação e informação – 173 Capítulo 1. A importância da mídia na conscientização ambiental – 175 Capítulo 2. A mídia como aliada na busca de um ambiente saudável – 181
Parte 5 - Legislação ambiental: tutela administrativa – 227 Capítulo 1. Instrumentos legais de tutela – 229 Capítulo 2. Gerenciamento costeiro – 243 Capítulo 3. Estrutura da defesa ambiental pelo Poder Público – 247 Capítulo 4. Licenciamento – 253 Capítulo 5. Política ambiental e a ação do cidadão – 265 Capítulo 6. Punições administrativas – 271 Capítulo 7. Órgãos públicos de defesa do meio ambiente – 277
Parte 6 - Sociedade civil em defesa do meio ambiente – 293 Capítulo 1. Meio ambiente e consumo – 295 Capítulo 2. Terceiro setor – 305 Capítulo 3. Organizações não governamentais – 311 Capítulo 4. Como formar uma ONG – 317 Capítulo 5. Criação de projetos – 323 Capítulo 6. Financiamento das organizações da sociedade civil – 329
Parte 7. Atividades pedagógicas – 345 Capítulo 1. A prática pedagógica e o desenvolvimento das inteligências múltiplas – 347 Capítulo 2. Construção pedagógica no registro do diário de classe-série – 353 Capítulo 3. Oficina de elaboração de projetos – 357 Capítulo 4. Projeto Leitura e Vida: relato de experiência com alunos – 361 Capítulo 5. Lendo o contexto – 369 Capítulo 6. Diversidade textual – 377 Capítulo 7. Jogo de letras – 379 Capítulo 8. Projeto Âncora – 381 Capítulo 9. Um projeto-padrão para a Internet na escola – 387 Capítulo 10. Fiscal do meio ambiente: um relato de experiência – 393
Editora Técnica: Valéria Sucena Hammes Ano: 2012 (reimpressão 2017) Número de Páginas: 394 Tamanho: 16 x 22 cm Editora: Embrapa Acabamento: Brochura ISBN: 978-85-7035-017-6
Prazo de entrega
Prazo de entrega: Sedex de 03 a 05 dias úteis e PAC de 05 a 15 dias úteis