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  LIVROS TÉCNICOS >>> Administração
 
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS: melhores práticas para otimizar resultados
 
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS: melhores práticas para otimizar resultados     
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Descrição
O projeto, como instrumento administrativo, é necessário – e utilizado – em praticamente todas as atividades profissionais e pessoais, quer essas sejam ou não amplas e/ou complexas.

O conteúdo deste livro procura ocupar esse espaço, evidenciando cinco aspectos principais:

1. Explicação e exemplificação de todas as atividades – profissionais e pessoais – em que os projetos, e sua administração, devem ser aplicados.

2. Estruturação da maneira básica como os projetos, e a sua correspondente administração, devem ser desenvolvidos e aplicados.

3. Explicação de como a administração de projetos pode – e deve – se interligar com os outros instrumentos administrativos das empresas.

4. Explicitação das responsabilidades, das capacitações e do estilo de atuação que o administrador de projetos – e sua equipe – deve apresentar em seus trabalhos.

5. Apresentação de uma série de sugestões práticas que o leitor deve considerar em suas atividades correlacionadas à administração de projetos.

Para fortalecer o entendimento – e a motivação – do leitor foram respeitadas duas premissas na elaboração deste livro:

I - Forte abordagem prática, com sustentação de toda a teoria básica necessária para a evolução do raciocínio lógico do leitor.

II - Equilíbrio otimizado entre os aspectos administrativos e técnicos para o maior sucesso de um projeto.

Este livro é constituído de seis capítulos com conteúdos específicos e perfeitamente interligados, para facilitar a sua assimilação e posterior aplicação prática.

Ao final de cada capítulo são apresentadas questões para debate, bem como exercícios e casos para otimizar o entendimento dos assuntos inerentes à administração de projetos.

Livro-texto para as disciplinas Administração de Projetos e Projetos Empresariais dos cursos de graduação e de pós-graduação em Administração, Contabilidade, Economia, Engenharia, Comunicações, Tecnologia, entre outros.

Leitura de atualização e reciclagem profissional para os executivos e profissionais de empresas que já trabalham ou pretendem trabalhar com projetos, bem como para os que querem elaborar projetos de cunho pessoal.

Prefácio – xvii
Importância e estrutura do livro – xxi

1. Origens, importância e aplicação – 1
1.1. Introdução – 3
1.2. Conceitos básicos – 3
1.3. Administração de projetos nas amplitudes empresarial e individual – 10
1.4. Origens da administração de projetos – 11
1.5. Finalidades e aplicação prática da administração de projetos – 16
1.6. Comentários a respeito do processo evolutivo da administração de projetos – 18
Resumo – 25
Questões para debate – 25
Exercício 1: Apresentar os detalhes de um projeto - pessoal ou profissional - que você vai desenvolver ao longo da leitura deste livro – 26
Exercício 2: Fulano de Tal tem maior facilidade de entender as finalidades de um assunto administrativo - no caso, os projetos - pelo entendimento de sua aplicação prática nas empresas. Você deve ajudá-lo a entender a efetiva finalidade de um projeto bem estruturado e administrado – 27
Caso 1: Você foi convocado para explicar, para um conjunto de pessoas, a importância de um projeto que pretende desenvolver – 27
Caso 2: O proprietário da empresa para a qual você está desenvolvendo um projeto de elevada importância quer saber, antecipadamente, alguns aspectos que poderão ocorrer, em um futuro próximo, na administração de projetos – 28

2. Como elaborar e aplicar a administração de projetos – 31
2.1. Introdução – 33
2.2. Metodologia de elaboração e aplicação da administração de projetos – 33
2.3. Fatores componentes da administração de projetos – 39
2.3.1. Objetivos e metas – 40
2.3.2. Escopo – 41
2.3.3. Atividades – 43
2.3.4. Programa – 43
2.3.5. Cronograma e análise de sequenciamento – 44
2.3.6. Tempo – 67
2.3.7. Orçamento – 68
2.3.8. Receitas – 69
2.3.9. Custos – 69
2.3.10. Recursos – 70
2.3.11. Riscos – 71
2.3.12. Qualidade – 72
2.3.13. Contrato – 74
2.3.14. Equipe de trabalho – 76
2.3.15. Dinâmica de grupo – 76
2.3.16. Liderança – 77
2.3.17. Comunicação – 81
2.3.18. Criatividade – 83
2.3.19. Processo decisório – 85
2.3.20. Estilo administrativo – 90
2.3.21. Empreendedorismo – 91
2.3.22. Controle – 95
2.4. Fatores de influência da administração de projetos – 95
2.4.1. Clima organizacional – 96
2.4.2. Psicologia empresarial – 98
2.4.3. Análise de viabilidade – 98
2.4.4. Planejamentos – 101
2.4.5. Níveis da administração de projetos – 103
2.4.6. Diagnóstico – 104
2.4.7. Estrutura organizacional – 105
2.4.8. Cultura organizacional – 106
2.4.9. Resistências às mudanças – 106
2.4.10. Sistema de informações gerenciais – 107
2.4.11. Ambiente do projeto – 109
2.4.12. Adhocracia – 113
2.4.13. Processos – 114
2.4.14. Auditoria – 116
2.4.15. Responsabilidade social e ética – 116
2.4.16. Modelo de administração – 117
2.4.17. Tamanho do projeto – 117
2.4.18. Localização do projeto – 118
2.5. Fatores críticos de sucesso – 118
2.6. Escritório de projetos – 121
2.6.1. Formação da carteira de projetos – 123
2.6.2. Memória do projeto – 127
2.7. Administração contingencial de projetos – 128
Resumo – 130
Questões para debate – 130
Exercício 1: Fazer as adaptações necessárias na metodologia apresentada na seção 2.2, para um projeto que você vai desenvolver, de acordo com uma realidade específica – 131
Exercício 2: A partir de um critério estabelecido por você, hierarquizar - com justificativas - três assuntos abordados neste capítulo: fatores componentes, fatores de influência e fatores críticos de sucesso da administração de projetos – 131
Caso 1: Você assumiu a administração de um conjunto de projetos que estão sofrendo várias críticas quanto ao seu processo de elaboração e de aplicação e, portanto, são necessários alguns ajustes – 132
Caso 2: Uma clubística aberração administrativa! – 134

3. Interligações dos projetos com outros instrumentos administrativos da empresa – 139
3.1. Introdução – 141
3.2. Interligação com os instrumentos estratégicos – 143
3.2.1. Interligação com o planejamento estratégico – 144
3.2.2. Interligação com a análise e o desenvolvimento de negócios – 149
3.2.3. Interligação com cenários e pressupostos – 151
3.2.4. Interligação com as parcerias – 153
3.3. Interligação com os instrumentos táticos – 155
3.3.1. Interligação com a estrutura organizacional – 157
3.3.1.1. Governança corporativa em administração de projetos – 166
3.3.2. Interligação com os processos – 174
3.3.2.1. Interligação com a logística – 177
3.3.2.2. Interligação com a qualidade total – 178
3.3.3. Interligação com a administração de pessoas – 185
3.3.3.1. Interligação com a análise da capacitação profissional – 187
3.3.3.2. Interligação com a avaliação de desempenho – 188
3.4. Interligação com os instrumentos operacionais – 190
3.4.1. Interligação com o orçamento – 190
3.4.2. Interligação com os custos – 191
Resumo – 193
Questões para debate – 193
Exercício 1: Estruturar a interligação dos projetos com outros instrumentos administrativos de seu conhecimento – 193
Exercício 2: Estruturar a interligação entre vários instrumentos administrativos de uma empresa – 194
Caso 1: Você foi designado como o responsável pela explicação de como um modelo de administração, com os diversos instrumentos administrativos interligados, é algo simples e barato – 194
Caso 2: Para a realidade da empresa onde você trabalha, a diretoria quer o estabelecimento da ordem ideal de interligação dos projetos com os diversos instrumentos administrativos existentes – 195

4. Responsabilidades, capacitações e atuação do administrador de projetos – 197
4.1. Introdução – 199
4.2. Responsabilidades básicas do administrador de projetos – 200
4.3. Conhecimentos básicos do administrador de projetos – 203
4.3.1. Administração do conhecimento – 213
4.3.1.1. Universidade corporativa sustentando a administração de projetos – 218
4.3.2. Guia dos conhecimentos de administração de projetos - PMBOK – 219
4.3.2.1. Integração – 228
4.3.2.2. Escopo – 229
4.3.2.3. Tempo – 230
4.3.2.4. Qualidade – 231
4.3.2.5. Recursos humanos – 233
4.3.2.6. Custos – 236
4.3.2.7. Riscos – 238
4.3.2.8. Comunicação – 244
4.3.2.9. Aquisições – 245
4.3.2.10. Outras questões a considerar – 249
4.4. Habilidades básicas do administrador de projetos – 251
4.5. Atitudes básicas do administrador de projetos – 269
4.6. Perfil de atuação do administrador de projetos – 274
4.6.1. Interação profissional entre o administrador e os técnicos dos projetos – 275
4.6.2. Atuação do patrocinador do projeto – 277
Resumo – 277
Questões para debate – 277
Exercício 1: Com base em um critério estabelecido por você, hierarquizar - com justificativas - as responsabilidades, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes essenciais do administrador - e dos profissionais - de projetos – 278
Exercício 2: Fazer uma autoanálise de suas capacitações e estilo de atuação como administrador de projetos – 278
Caso 1: Você está sucedendo um profissional que teve sérias dificuldades para administrar os principais projetos do Grupo Empresarial XYZ. Elaborar um plano de trabalho resumido a respeito de como será a sua atuação – 279
Caso 2: Você quer se consolidar como um reconhecido administrador de projetos e decidiu elaborar um plano de carreira para conseguir esse objetivo – 280

5. Avaliação e aprimoramento de projetos – 281
5.1. Introdução – 283
5.2. Estruturação e administração do processo de avaliação e aprimoramento de projetos – 283
5.3. Indicadores de avaliação de projetos – 286
5.4. Resistências ao processo de controle e avaliação de um projeto – 297
Resumo – 299
Questões para debate – 300
Exercício 1: Estruturar o processo ideal de avaliação e aprimoramento de um projeto importante para você, tal como o seu plano de carreira. Justificar cada posicionamento apresentado – 300
Exercício 2: Fazer uma autoanálise, utilizando os diversos itens apresentados na seção 5.4, quanto ao seu nível de resistência ao processo de controle e avaliação de um projeto. Justificar cada posicionamento apresentado – 301
Caso 1: O Grupo Empresarial ABC quer consolidar, de forma sistemática e sustentada, um processo de avaliação e de aprimoramento de projetos que seja em tempo real e com quase nulo nível de resistência – 301
Caso 2: A alta administração da empresa onde você trabalha quer ter um critério, estruturado e lógico, de estabelecimento do nível de importância de cada projeto em desenvolvimento na empresa – 302

6. Sugestões práticas para a otimizada administração de projetos – 305
6.1. Introdução – 307
6.2. Sugestões para "antes" da elaboração do projeto – 307
6.3. Sugestões para "durante" a elaboração do projeto – 310
6.4. Sugestões para "depois" da elaboração do projeto – 314
Resumo – 315
Questões para debate – 316
Exercício 1: Analisar e hierarquizar - com justificativas - cada uma das sugestões apresentadas neste capítulo, para a sua realidade pessoal e profissional, como administrador de projetos – 316
Exercício 2: Com base nas várias sugestões apresentadas para os três momentos da administração de projetos, fazer um consolidado resumindo o que é mais importante para um projeto - pessoal ou profissional - de seu conhecimento e vivência – 316
Caso 1: O Grupo Empresarial XYZ solicita que você, como administrador e coordenador de grupo de projetos, aloque os conhecimentos, habilidades e atitudes - apresentadas no Capítulo 4 - que julgue como os mais importantes, em cada um dos três momentos abordados no Capítulo 6. Justificar cada resposta – 317
Caso 2: Com base no seu plano de carreira elaborado no Caso 2 do Capítulo 4, alocar - com justificativas - os principais conhecimentos, habilidades e atitudes - para a sua realidade -, bem como explicar a maneira ideal para você trabalhar com as sugestões apresentadas no Capítulo 6 quanto aos três momentos identificados – 317

Glossário – 319
Bibliografia – 347

Autor: Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
Ano: 2013
Número de Páginas: 352
Tamanho: 17 x 24 cm
Editora: Atlas
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-224-7651-0
Prazo de entrega
Prazo de entrega: Sedex de 03 a 05 dias úteis e PAC de 05 a 15 dias úteis
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