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ESTRATÉGIAS PARA A FRUTICULTURA NO BRASIL
 
ESTRATÉGIAS PARA A FRUTICULTURA NO BRASIL     
  
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Descrição
Os textos que compõem este livro apresentam uma visão sistêmica da cadeia produtiva da fruticultura brasileira, mostrando pontos desde a produção e aquisição de insumos até o comportamento do consumidor de frutas e suas preferências.

O livro traz informações sobre os principais mercados compradores de frutas frescas e processadas, além de analisar a produção e exportação dos países concorrentes. Aponta os rumos que governo e iniciativas privadas estão traçando para o mercado internacional, indicando as ações e países-alvos que o Brasil deve ter como prioridade para os próximos anos.

Entre outros destaques, a obra contempla um modelo de planejamento estratégico que pode ajudar a direcionar futuras decisões dos empresários, levando à profissionalização da cadeia de frutas. Sua leitura pode ajudar a escolher de forma sábia o rumo que o setor deve escolher, com a apresentação dos pontos onde somos competentes, onde estão os crescimentos, em que devemos melhorar e do que temos de nos proteger, apontando as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

A obra é resultado de um trabalho que envolveu, direta ou indiretamente, pesquisadores ligados ao Centro de Pesquisa em Marketing e Estratégia (MARKESTRAT), vinculado à Universidade de São Paulo, e do Centro de Pesquisa e Projetos, composto por profissionais, empresas, universidades e centros de pesquisa e projetos afins.

Obra recomendada para agricultores, executivos, empresários, pesquisadores, estudantes e outros profissionais que lidam com o agronegócio, especialmente na área de fruticultura. Leitura complementar para programas de MBA, treinamento e reciclagem profissionais, bem como para disciplinas de Agronegócios em cursos de graduação.

Sobre os Autores – xvii
Nota dos Autores – xxi
Prefácio 1 – xxv
Prefácio 2 – xxvii
Prefácio 3 – xxxi

1. Introdução – 1
1.1. Agradecimentos – 1
1.2. A Markestrat – 1
1.3. O IBRAF – 2
1.4. A Apex-Brasil – 3
1.5. Brazilian Fruit – 5
1.6. Caracterização do setor – 6
1.7. Diagnóstico da fruticultura brasileira - 2012 – 13

2. Como se faz um plano estratégico para um setor – 17
2.1. Introdução – 17
2.2. O método de planejamento e gestão estratégica de sistemas produtivos - método GESis – 19
2.2.1. Iniciativa de líderes do sistema produtivo e institutos de pesquisa/universidades em planejar o futuro de um sistema produtivo – 19
2.2.2. Mapeamento e quantificação do sistema produtivo – 20
2.2.3. Criação de uma organização vertical no sistema – 21
2.2.4. Montagem do plano estratégico para o sistema produtivo – 23
2.2.5. Gestão dos projetos elaborados e desenho de contratos – 26
2.2.6. Considerações finais – 27

3. Visão contemporânea do consumidor de frutas e sucos – 31
3.1. Visão geral e tendências de consumo – 31
3.2. Grandes tendências – 34
3.3. Frutas processadas – 40
3.4. Frutas processadas - produtos diferenciados – 42
3.5. Análise geral dos mercados mundiais para frutas frescas – 44
3.6. Nível de risco no acesso a mercados – 46
3.7. Orgânicos e fair trade – 53
3.7.1. Visão futura para os orgânicos – 57

4. Produção e análise dos mercados de frutas frescas e processadas – 59
4.1. Introdução – 59
4.2. Mercado brasileiro – 59
4.2.1. Frutas frescas – 59
4.2.2. Sucos – 64
4.3. Mercado mundial – 71
4.3.1. Frutas frescas – 71
4.3.2. Frutas processadas – 77

5. Análise do ambiente interno e externo da fruticultura brasileira – 87
5.1. Introdução – 87
5.2. Análise SWOT – 87
5.3. Forças e fraquezas para as frutas brasileiras – 88
5.3.1. Forças – 88
5.3.2. Fraquezas – 90
5.4. Oportunidades e ameaças para as frutas brasileiras – 96
5.4.1. Oportunidades – 97
5.4.1.1. Oportunidades de mercado para a exportação de frutas e derivados – 98
5.4.1.2. Mercados prioritários para o Brasil – 99
5.4.1.3. Conclusão sobre mercados prioritários – 103
5.4.2. Ameaças – 104
5.4.2.1. Frutas frescas – 104
5.4.2.2. Sucos e polpas – 107
5.4.2.3. Frutas secas – 110

6. Projetos estratégicos para a fruticultura – 111
6.1. Introdução – 111
6.1.1. Aumentar a participação do Brasil nas importações de frutas e derivados dos países-alvo – 112
6.1.2. Aumentar o número de unidades exportadoras – 113
6.1.3. Fomentar a cultura exportadora entre pequenos e médios produtores e agroindústrias – 113
6.1.4. Fortalecer ações coletivas de forma a estimular a sinergia entre as empresas integrantes do Brazilian Fruit – 113
6.2. Projetos estratégicos para melhoria da competitividade brasileira – 114
6.2.1. Projetos ligados a produção, inovação, pesquisa e desenvolvimento – 115
6.2.1.1. Projetos de produção, produtos, P&D e inovações – 115
6.2.1.2. Projeto de tecnificação da produção – 118
6.2.1.3. Projeto de revitalização de fábricas de sucos e polpas – 120
6.2.1.4. Projeto Boas Práticas Agrícolas – 121
6.2.1.5. Projeto de defesa vegetal e segurança fitossanitária – 122
6.2.2. Projetos de comunicação e relacionamento – 123
6.2.2.1. Projeto Website – 123
6.2.2.2. Projeto Imagem – 125
6.2.2.3. Projeto Feiras Internacionais – 127
6.2.2.4. Projeto Missão de Prospecção – 129
6.2.2.5. Campanhas cooperadas com redes de supermercados atacadistas no exterior – 129
6.2.2.6. Promoções de frutas e derivados compartilhadas e integradas com outros setores – 130
6.2.2.7. Projeto Comprador e rodadas de negócio – 131
6.2.3. Projetos de distribuição, infraestrutura e logística – 131
6.2.3.1. Projetos de infraestrutura e logística – 131
6.2.3.2. Projetos de criação e fortalecimento de canais alternativos para a venda de frutas e derivados – 134
6.2.4. Projetos de capacitação e recursos humanos – 135
6.2.4.1. Projetos de capacitação para exportação – 137
6.2.4.2. Projetos de combate ao êxodo rural – 141
6.2.5. Projetos de coordenação e institucionais – 143
6.2.5.1. Projetos de negociações internacionais para acesso aos mercados – 143
6.2.5.2. Projetos de organização para comercialização – 146
6.2.5.3. Organização dos produtores – 147
6.2.5.4. Organização do sistema agroindustrial – 148
6.2.5.5. Projetos de regulamentação de agroquímicos e importação de insumos – 156
6.2.5.6. Projetos de revisão tarifária e tributos – 158
6.2.5.7. Projetos de linhas de financiamento e crédito – 161
6.2.5.8. Burocracia – 163
6.2.5.9. Seguro de Crédito de Exportação – 164
6.2.5.10. Políticas para conter a valorização do real – 165

Referências – 169

Organizadores: José Guilherme A. Nogueira e Marcos Fava Neves
Ano: 2013
Número de Páginas: 208
Tamanho: 17 x 24 cm
Editora: Atlas
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-224-7611-4
Prazo de entrega
Prazo de entrega: Sedex de 03 a 05 dias úteis e PAC de 05 a 15 dias úteis
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