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TEORIA E PRÁTICA DA PRODUÇÃO ANIMAL EM PASTAGENS
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  LIVROS TÉCNICOS >>> Administração
 
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E DE OPERAÇÕES
 
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E DE OPERAÇÕES     
  
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Descrição
Administração de Produção e Operações é uma área instigante e que tem mudado bastante nas últimas décadas em três principais sentidos: tornou-se mais estratégica, à medida que fica cada vez mais claro o seu potencial de contribuição para o desempenho competitivo das organizações em que se insere; ampliou seu escopo de atuação, de exclusivamente fabril, para um escopo que inclui a gestão dos tão importantes serviços - não só em relação às empresas tradicionalmente consideradas "prestadoras de serviços", como os hospitais e as companhias aéreas, mas também em relação às parcelas crescentes de serviços que as empresas manufatureiras têm oferecido aos seus clientes como forma de se diferenciarem da concorrência; mais recentemente, estendeu seu horizonte de preocupações, da gestão apenas de unidades operacionais (as fábricas individuais, as unidades individuais de prestação de serviços) para a gestão de redes de unidades operacionais interativas, as chamadas "redes de suprimentos".

Este livro traz os principais e mais contemporâneos conceitos e técnicas da área de Administração de Produção e Operações, transitando sempre na fronteira entre o rigor conceitual e a aplicabilidade prática. Para isso apresenta numerosos casos, exemplos e exercícios de aplicação das técnicas não só em empresas brasileiras, mas também em empresas e situações internacionais relevantes.

Livro-texto para as disciplinas Administração da Produção I e Administração da Produção II dos cursos de graduação em Administração de Empresas e Administração de Produção e Gestão de Operações em programas de MBA e de especialização. Leitura relevante para profissionais das áreas de Produção e Operações, Marketing e Finanças. Literatura de apoio para várias disciplinas de cursos de Engenharia de Produção e de Administração de Empresas, como Administração de Materiais, Planejamento e Controle da Produção, Controle de Qualidade, Administração de Manutenção, Gestão de Projetos e Gestão de Serviços.

Prefácio à 2ª edição, xvii
Prefácio, xix

Parte I - A dministração de Produção e Operações - fundamentos estratégicos, 1

1 Introdução e Evolução Histórica da Gestão de Produção e Operações, 3
O que é gestão de produção e operações?, 5
Evolução histórica da área - origens, 6
Operações ao longo do século XX, 9
Quadro geral de referência para gestão estratégica de produção e operações, 19
Questões para discussão, 20
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 21

2 Estratégia de Produção e Operações, 24
Por que gestão estratégica de produção e operações?, 27
Gestão estratégica de produção e operações, 28
As múltiplas formas de competir no mercado, 29
Conflito (trade-off) entre aspectos de desempenho em operações, 31
Análise de foco operacional na prática: um exemplo de ferramental para análise, 31
Quadro Geral de Referência, 36
Importância estratégica dos critérios: ganhadores de pedidos e qualificadores, 36
As competências não exploradas ("oportunidades"), 38
Desempenho comparado à concorrência, 38
Prioridades competitivas em produção e operações, 41
Áreas de decisão em produção e operações, 44
Estabelecendo prioridades de ação, 46
Questões para discussão, 48
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 48
Caso para estudo: MT Plásticos (Parte A), 50
Caso para estudo: MT Plásticos (Parte B), 52

3 Redes de Operações na Cadeia de Valor, 55
Por que redes de operações?, 60
Tecnologias de produto e processo evoluem e requerem novas abordagens, 60
Tecnologias de gestão evoluem e permitem novas abordagens, 60
Comprar ou fazer?, 62
Um contínuo de centralidade das competências, 67
Relacionamento com parceiros na rede de operações, 68
Custos de transação, 68
Tipos de relacionamento com fornecedores, 70
Gestão de redes de suprimentos, 72
Elos fortes e elos fracos da rede de operações, 72
Fluxos de materiais e efeito chicote, 75
Um novo modelo de gestão da cadeia baseado em VMI/AR, 77
Modelos contemporâneos de distribuição de e-business (ao consumidor), 77
Questões para discussão, 78
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 79
Caso para estudo: General Motors do Brasil e sua rede de suprimentos de peças sobressalentes, 81

4 Pacotes de Valor Gerados e Entregues pelas Operações: Compostos Bens-Serviços, 86
Os pacotes de valor incluem bens e serviços, 88
A falácia da dicotomia bens-serviços, 90
Simultaneidade de produção-consumo e suas implicações, 92
Participação do cliente e suas implicações, 95
Intangibilidade e suas implicações, 97
Front office (linha de frente) e back office (retaguarda), 98
Uma nova classificação mais útil para gestão de operações, 98
Implicações para operações, 100
Questões para discussão, 101
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 102
Casos para estudo: Volvo e Massey Ferguson, exemplos de intensificação de informação/serviço no pacote de valor oferecido, 104

5 Medidas e Avaliação de Desempenho em Produção e Operações, 106
O que é e por que fazer medição de desempenho?, 108
O que medir?, 112
O que faz uma boa medida de desempenho?, 113
Medidas de desempenho para redes de operações e suprimentos, 117
Avaliando eficiência: medindo a produtividade, 117
Conceitos essenciais sobre produtividade, 117
Níveis de agregação das medidas de produtividade, 118
Produtividade total e parcial dos fatores, 118
Conceitos de mensuração de Produtividade Total dos Fatores (PTF), 119
Produtividade e mudanças tecnológicas, 121
Produtividade e terceirização, 121
Questões para discussão, 121
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 122
Caso para estudo: Montadora de veículos Galaxy, 124

6 Qualidade Total e Melhoramento em Produção e Operações, 126
Bases da qualidade pós-taylorista, 130
A qualidade deve ser planejada e seus custos devem ser apropriados, 130
Identificar e reduzir as causas de variações nos processos, 133
TQC - Total Quality Control (Controle Total da Qualidade): a qualidade assegurada, 136
Definição do TQC, 136
Escopo do TQC, 137
Qualidade assegurada, 137
Todos, na organização, podem (e devem) contribuir com a qualidade e devem conhecer técnicas estatísticas básicas, 138
Erros conduzem a defeitos - eliminar os erros ou corrigi-los antes que se tornem defeitos - o poka yoke, 140
A qualidade é definida pelas perdas que o produto impõe à sociedade, 142
A qualidade considerada como critério competitivo, 143
Planejamento e controle da qualidade, 145
As sete ferramentas para a qualidade, 152
Melhoramentos em operações, 163
Metas não alcançáveis, 164
Kaizen, 165
Benchmarking, 165
Seis Sigma, 167
Questões para discussão, 168
Exercícios adicionais de aplicação - sete ferramentas, 169
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 170
Caso para estudo: Recol - recolocação de executivos, 171

Parte II - Produtos e Processos em Produção e Operações, 175

7 Previsões e Gestão de Demanda em Produção e Operações, 177
Por que previsões em produção e operações?, 178
Principais erros cometidos pelas empresas quanto a previsões, 178
"Lei dos grandes números" ou risk pooling e seu efeito nas previsões, 180
Decisões diferentes requerem níveis diferentes de agregação dos dados, 182
Processo de previsão, 184
Previsões: métodos de tratamento de informações, 188
Métodos qualitativos, 189
Métodos quantitativos, 190
Decomposição de séries temporais, 190
Modelos quantitativos para demanda relativamente estável, 192
Erros de previsão, 195
Uso de métodos quantitativos com a presença de tendência e ciclicidades, 196
Gestão de demanda: mais que apenas previsões de vendas, 201
Questões para discussão, 202
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 203
Exercícios, 204
Caso para estudo: Fábrica de ferramentas para jardinagem Garden, 206

8 Gestão de Projetos, 209
A emergência da importância de projetos, 210
Uma visão geral sobre o processo de gestão de projeto, 211
Definição e organização do projeto, 212
Planejamento do projeto, 213
Gerenciamento e controle do projeto, 214
Produção do documento de definição do projeto, 215
Planejamento do projeto, 216
Desenvolvimento do cronograma, 217
Métodos CPM e PERT, 220
Método PERT, 224
Análise de recursos, 225
Gerenciamento e controle do projeto, 225
Planejamento e execução de ações corretivas, 226
Fechamento do projeto, 227
Tecnologia para gestão de projetos, 228
Questões para discussão, 228
Exercícios, 229
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 231
Caso para estudo: Mudança do departamento na FGV, 232

9 Projeto do Produto e Seleção de Processos (Bens e Serviços), 234
Por que projeto do produto e de processos?, 236
Fases do desenvolvimento de um produto, 236
Voz do cliente e QFD (desdobramento da qualidade), 238
Projeto para manufatura, 240
Análise e engenharia de valor, 241
Ciclo de vida do produto, 242
Tipos de processo produtivo, 243
Matriz produto-processo em operações fabris, 246
Processo por tarefa (job shop), 247
Processo em lotes (batch), 247
Processo em linha, 248
Processo em fluxo contínuo, 248
Tecnologia hardware em processos fabris, 248
Tecnologia software em processos fabris, 249
Matriz produto-processo em operações de serviço, 249
Serviços de massa, 250
Serviços profissionais, 250
Serviços de massa customizados, 250
Serviços profissionais de massa, 251
Loja de serviços, 251
Análise de processos, 251
Reengenharia de processos, 253
Questões para discussão, 254
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 255
Caso para estudo: Estratégia de processo produtivo numa empresa fabricante de ambulâncias, 257

10 Projeto, Medidas do Trabalho e Ergonomia, 259
Projeto do trabalho, 260
Especialização do trabalho, 261
Componentes psicológicos, 264
Expansão do trabalho, 265
Motivação, 267
Ergonomia, 269
Método de trabalho, 270
Padrões e medição do trabalho, 274
Questões para discussão, 276
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 277
Caso para estudo: Credirápido (todos os nomes fictícios), 279

11 Pessoas e sua Organização em Produção e Operações, 282
Por que gestão de pessoas e sua organização?, 283
O trabalho do funcionário que trabalha com alta interação com o cliente, 284
Treinamento, recompensa e motivação, 285
Avaliação do desempenho dos funcionários em operações, 287
Funcionários terceirizados, 288
Organização em operações, 288
Questões para discussão, 293
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 294
Caso para estudo: O que se ensina na Universidade Disney, 295

Parte III - Instalações em Produção e Operações, 299

12 Localização e Arranjo Físico de Unidades da Rede de Operações, 301
Por que análise de localização?, 303
Proximidade de fontes qualificadas de suprimento (material), 304
Proximidade de fontes de insumos (mão de obra), 304
Proximidade dos clientes, 304
Considerações referentes ao ambiente físico e de negócios, 305
Considerações referentes à comunidade, 305
Considerações referentes à globalização, 305
Métodos para localização de unidades de operações, 305
O que é arranjo físico?, 310
Por que análise de arranjo físico?, 311
Tipos de arranjo físico, 311
Questões para discussão, 318
Exercícios, 319
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 320
Caso para estudo: Hemocentro em Rio Vermelho, 321

13 Capacidade Produtiva e Filas em Unidades da Rede de Operações, 322
Por que gerenciar capacidade produtiva?, 323
O que é capacidade produtiva e que decisões estão envolvidas em sua gestão?, 324
Medidas de capacidade produtiva (input e output), 324
Gestão estratégica de capacidade, 326
Gestão tática de capacidade, 328
Gestão de filas e fluxos, 334
Objetivos e avaliação de sistemas de fila, 334
Tipos de sistemas de fila, 335
Teoria das filas: o funcionamento de sistemas simples, 337
Modelos simples da teoria das filas, 339
Questões para discussão, 340
Exercícios, 340
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 343
Caso para estudo: Fast pass na Disney World e Universal Express no parque Universal Studios, 345

14 Teoria das Restrições em Redes de Operações, 348
Objetivos, 350
Ferramental analítico para uso de teoria das restrições em operações, 351
Questões para discussão, 362
Exercícios, 363
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 364

Parte IV - Planejamento e Controle em Produção e Operações, 367

15 Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações (PMP), 369
Conceito de planejamento, 370
Dinâmica do processo de planejamento, 371
Por que planejamento de vendas e operações?, 376
Integrando estratégias de marketing, manufatura, finanças e P&D, 377
O que é o PVO?, 378
Planejamento mestre de produção (operações) (PMP), 380
Por que Planejamento Mestre de Produção (Operações)?, 381
O que é Planejamento Mestre de Produção?, 381
Questões para discussão, 387
Exercícios, 387
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 389
Caso para estudo: Malharia Santa Gemma, 390

16 Gestão de Estoques na Rede de Operações, 392
Por que gestão de estoques?, 393
Conceitos de gestão de estoques, 393
Função dos estoques, 394
Razões para o surgimento e manutenção de estoques, 396
Tipos de demanda que afetam os itens de estoque, 398
Tipos de estoque, 399
Modelo básico de gestão de estoques, 400
Modelo de ponto de reposição com lote econômico, 400
Modelo de revisão periódica, 407
Curva ABC, 410
Questões para discussão, 413
Exercícios, 413
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 415
Caso para estudo: Distribuidora de medicamentos Santa Ifigênia, 416

17 MRP - Cálculo de Necessidade de Materiais na Rede de Operações, 418
Demanda independente e demanda dependente, 419
Árvore ou estrutura de produto, 420
Explosão de necessidades brutas, 421
Escalonamento no tempo da obtenção dos itens, 421
Cálculo de necessidades líquidas, 423
Registro básico e processo do MRP, 425
Questões para discussão, 431
Exercícios, 432
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 436
Caso para estudo: Ferramentas Reyfar, 437
Apêndice A, 442

18 Sequenciamento, Programação e Controle de Operações, 445
Por que sequenciamento, programação e controle de operações?, 446
Controle de produção e operações, 451
Métodos de controle de operações, 452
Controle de entrada e saída (input - output control), 452
Questões para discussão, 456
Exercícios, 457
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 459
Caso para estudo: Equipamentos Guilhon (caso desenvolvido pelo Professor Ricardo Sarmento Costa), 460

19 Just in Time (JIT) e Operações Enxutas, 464
Introdução, 466
Objetivos, 466
Filosofia e pressupostos por trás do JIT: comparação com abordagem tradicional, 467
Uso do JIT: fim para desperdícios e melhoria contínua, 470
Fornecimento de materiais JIT, 472
Planejamento, programação e controle da produção para JIT, 473
Projeto do sistema de produção para JIT, 478
Questões para discussão, 483
Exercícios, 484
Bibliografia e leitura adicional recomendada, 485
Caso para estudo: Lunch in the Box Catering, 486

Índice remissivo, 489

Autores: Carlos Alberto Corrêa e Henrique Luiz Corrêa
Ano: 2013
Número de Páginas: 520
Tamanho: 17 x 24 cm
Editora: Atlas
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-2247-550-6
Prazo de entrega
Prazo de entrega: Sedex de 03 a 05 dias úteis e PAC de 05 a 15 dias úteis
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