Esta publicação é resultado de vários anos dedicados à graduação na área de Equinos, além da experiência em atividades de pesquisa e extensão. A sua realização atende à almejada interdisciplinaridade, uma vez que reúne professoras do curso de Medicina Veterinária, que atuam na área de Clínica ou Cirurgia de Equinos, e uma Fisioterapeuta. Esta integração de conhecimentos visa ao melhor entendimento de algumas técnicas de fisioterapia aplicadas à Ciência Animal.
Dentre as diversas modalidades terapêuticas disponíveis, esta publicação destaca a Cinesioterapia e a Terapia Manual, técnicas utilizadas há décadas por terapeutas e treinadores de atletas que paulatinamente estão sendo introduzidas na recuperação de diferentes afecções que afetam os animais. A utilização dessas técnicas na espécie equina tem como principais finalidades controlar a dor e estimular a reparação tecidual, para que os animais retornem o mais rápido possível às suas atividades após lesão ou procedimento cirúrgico. Também são indicadas para a normalização do tônus muscular e a restauração da postura, de forma a favorecer o bem estar animal. Isso é especialmente importante nas afecções do sistema locomotor, comumente observadas em equinos, em razão das forças mecânicas geradas durante a atividade física.
A Cinesioterapia envolve técnicas de alongamento, fortalecimento muscular e exercícios que melhoram a amplitude articular, a propriocepção, assim como a resposta cardiorrespiratória. Já a terapia manual envolve técnicas de movimentos, mobilização, manipulação, osteopatia, massagens, terapias de pressão e “taping”. Algumas dessas técnicas são abordadas nesta publicação, com riqueza de detalhes e ilustrações.
Ainda que muitos veterinários reconheçam a importância da fisioterapia para a Medicina Veterinária moderna, a sua utilização pelos profissionais ainda é limitada, em parte pela carência de estudos científicos e de publicações em língua portuguesa, mas principalmente pela falta de conhecimento mais aprofundado sobre o tema, o que certamente merece maior atenção e divulgação para que essa terapia complementar ao tratamento tradicionalmente praticado possa efetivamente ser mais utilizada.
Este livro, portanto, é literatura indispensável a estudantes de Veterinária e profissionais que se dedicam à área de Clínica Médica e Cirúrgica Equina.
Introdução – 11
Aspectos anatômicos, biomecânicos e funcionais do aparelho locomotor do equino – 12 Cinesioterapia – 16 Alongamento – 17 Alongamento dinâmico e estático – 18 Aplicações clínicas em equinos – 19 Membros torácicos – 19 Membros pélvicos – 21 Coluna vertebral – 23 Terapia manual – 25 Mobilização – 26 Taping – 33 Osteopatia – 34 Massagem terapêutica – 34
Considerações finais – 35 Referências – 35
Autoras: Maria Verônica de Souza, Micheline Ozana da Silva e Brunna Patricia Almeida da Fonseca Ano: 2013 Número de Páginas: 39 Tamanho: 15 x 22 cm Editora: UFV Acabamento: Brochura ISBN: 978-85-7269-494-0
Prazo de entrega
Prazo de entrega: Sedex de 03 a 05 dias úteis e PAC de 05 a 15 dias úteis